Buscar

Gases Reais e ideais - Físico-química

Gente, uma ajudinha... 

1-Explique detalhadamente as propriedades dos gases ideais e reais, mostrando as principais diferenças existentes entre ambos.

2 - Por que numa certa quantidade de moléculas gasosas somente uma pequena  fração possui uma grande velocidade molecular? Explique em termos de distribuição de velocidades.

💡 2 Respostas

User badge image

Bárbara Dutra

Os gases ideias são os buscados principalmente em laboratorios, precisando assim obedecer a leis dos gases, estabelecendo relações de pressão, volume e temperatura, essas entre si. 

O gás ideial, pelo postulado deve admitir :

- Suas molélucas movem-se desordenadamente (caos molecular) e apresentam velocidades variáveis, cuja média está relacionada com a temperatura do gás.

- Não exercem ação mútua, isto é, não interagem, exceto durante as colisões.

- Chocam-se elasticamente entre si e com as paredes do recipiente, não havendo, portanto, perda energética nessas colisões.

- Apresentam volume próprio total desprezível, em comparação com o volume ocupado pelo gás.

Os gases reais, são os que temos na prátiica, esses muitas vezes se aproximam da teoria quando submetidos a certas ¨situações¨

Mas no geral os gases reais tem comportamento próprio.  

0
Dislike0
User badge image

Camila Assis

A teoria cinética molecular, onde supõe-se que os átomos ou moléculas que constituem os gases são massas pontuais que se movem ao redor com uma energia cinética média, proporcional à temperatura do gás, explica as propriedades de um gás ideal: as moléculas estão em movimento caótico contínuo; o volume das moléculas de gás é desprezível se comparado ao volume do recipiente; as moléculas de gás não têm forças atrativas entre elas; suas colisões são elásticas e a energia cinética média das moléculas de gás é proporcional à temperatura absoluta.

A teoria cinética molecular leva à equação do gás ideal e ajuda-nos a explicar tais propriedades dos gases como a efusão, e também a difusão. A taxa na qual um gás sofre efusão (escape através de um buraco minúsculo para um vácuo) é inversamente proporcional à raiz quadrada de sua massa molar. A difusão de um gás por um espaço ocupado por um segundo gás é outro fenômeno relacionado às velocidades nas quais as moléculas movimentam-se. Desvios do comportamento ideal aumentam em magnitude à medida que a pressão aumenta e a temperatura diminui.

Os gases reais são exceções ao comportamento ideal porque as moléculas possuem volume finito e sofrem forças atrativas uma pelas outras nas colisões. A equação de van der Waals é uma equação de estado para gases que modifica a equação do gás ideal para explicar o volume molecular intrínseco e as forças moleculares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais