Buscar

como calcular rendimento de uma reação

💡 1 Resposta

User badge image

Taynara Mariana

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Play!Ouça este conteúdo0:0003:27AudimaAbrir menu de opções do player Audima.

Uma reação química não pode ser considerada como um sistema ideal, ou seja, que poderá ser previsto quantitativamente em exatidão. Vários fatores podem estar envolvidos em um processo laboratorial cujo resultado obtido não satisfez o teorizado. “A palavra estequiometria vem do grego e significa medir algo que não pode ser dividido. Ela foi empregada pela primeira vez pelo químico alemão J. B. Richter, que em 1972 publicou Anfangsgründe der Stöchyometrie (Fundamentos de Estequiometria). Hoje a estequiometria compreende os requisitos atômicos das substâncias que participam de uma reação química, particularmente no que diz respeito ao peso”.

Por exemplo, uma dada reação química de precipitação entre 1g de nitrato de prata (AgNO3) e 0,34g de cloreto de sódio (NaCl), massas sem excesso, após pesada a massa precipitada de um dos produtos formados, o cloreto de prata (AgCl), após isolamento por filtração seguida por evaporação, observou-se um valor levemente abaixo do esperado, equivalente a 0,6g deste sal. Esse fato deve-se principalmente a fatores de impurezas dos reagentes utilizados. Essa reação em questão está equacionada abaixo, e está previamente com seus coeficientes estequiométricos ajustados, ou seja, a massa dos reagentes é igual à massa dos produtos, juntamente com os pesos moleculares das espécies envolvidas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais