Buscar

Oq é crime continuado?

💡 2 Respostas

User badge image

ANA

Os requisitos do Crime Continuado são:

  1. Mais de um crime da mesma espécie;
  2. Mais de uma ação; e
  3. Necessidade de que os crimes posteriores, levando-se em consideração as condições de tempo, lugar, maneira de execução, dentre outros, sejam considerados como uma continuação do primeiro crime.

Assim, apesar da prática de vários crimes, eles serão considerados como sendo um crime único, para fins de aplicação da pena, pois estarão unidos pela semelhança de determinadas circunstâncias (condições de tempo, lugar, modo de execução ou outras formas que permitam deduzir a continuidade).

A consequência da continuação delitiva é a aplicação da pena de somente um dos crimes, caso as penas sejam idênticas, ou, caso sejam diferentes, a mais graveaumentada de 1/6 a 2/3.

Um exemplo clássico é do funcionário que todo mês subtrai algo da empresa em que trabalha, do mesmo modo, no mesmo lapso temporal, com as mesmas circunstâncias, de modo que os crime subsequentes sejam compreendidos como a continuação do primeiro.

Outro exemplo é da pessoa que passa em um ponto de ônibus e subtrai os pertences de quem nele está, sai, vai para outro ponto adiante e subtrai os pertences da mesma forma, mais adiante para em outro ponto e novamente subtrai os pertences das pessoas. Nesse caso, as condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes fazem com que os crimes subsequentes sejam entendidos como sendo a continuação do primeiro.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O crime continuado está conceituado no artigo 71 do Código Penal que menciona: Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subseqüentes ser havidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços.

Exemplo: A, em virtude da falta de policiamento ostensivo na cidades B, C, D, e E, planeja furtos contra supermercados. No dia 1 de maio de 2019 ele comete um furto no estabelecimento B, no dia 10 de maio de 2019 ele furta o estabelecimento C, no dia 18 de maio ele furta o estabelecimento D e por fim no dia 30 de maio ele furta o estabelecimento E. Todos os furtos foram praticados com o mesmo modus operandi, isto é, ele entrava no estabelecimento, distraia quem estava no Caixa e subtraía algum bem em cima do balcão. No caso em questão há um crime continuado, sendo que, ele deverá responder por um furto aumentando sua pena em 1/4.

Por que 1/4?  

1/6 - dois crimes;

1/5 - três crimes;

1/4 - quatro crimes;

1/3 - cinco crimes;

½ seis crimes

2/3 - sete crimes em diante. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais