Buscar

Qual a relação/ligação que o CAC (Ciclo do acido cítrico) possui com o Ciclo da ureia ?

💡 2 Respostas

User badge image

João Antonio

Alguns intermediários do CAC, como o Oxaloacetato podem sair do ciclo e dar origem ao aspartato que por sua vez dará origem ao Arginino-succinato que é um dos intermediários do Ciclo da Uréia. Da mesma forma o Arginino-succinato pode dar origem a Fumarato que é um dos intermediários do Ciclo de Krebs. Essas vias de comunicação entres os dois ciclo é chamada de "Bicicleta de Krebs". 

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O Ciclo da Ureia é, basicamente, uma cadeia de reações bioquímicas. Este ciclo tem como objetivo a produção de ureia a partir da amônia. A amônia é uma substância tóxica para o organismo. Oriunda do metabolismo do nitrogênio, ela deve ser eliminada rapidamente do corpo. Tal excreção pode ser feita por eliminação direta ou ainda após convertê-la em compostos menos tóxicos.


O Ciclo da Ureia é interligado ao Ciclo de Krebs ( ou ciclo do ácido cítrico) . Ambas as reações estão intimamente relacionadas, abrangendo produtos intermediários formadores em ambos os casos. Ao longo do Ciclo de Krebs algumas etapas precursoras são formatadas para dar início às reações do Ciclo da Ureia.


Consiste, assim, em cinco reações, duas no interior da mitocôndria e três no citosol. Cada etapa é catalisada por uma enzima. O ciclo desta, por sua vez, apresenta algumas etapas independentes ao Ciclo de Krebs.


Portanto, a relação entre Ciclo da Ureia e do Ácido Cítrico é que alguns produtos intermediários produzidos no Ciclo do Ácido Cítrico são utilizados no Ciclo da Ureia.

 

fonte: https://www.todoestudo.com.br/biologia/ciclo-da-ureia

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais