Buscar

Fisiologia Renal

Após uma única dose de um diurético a velocidade do fluxo urinário triplicou e sua excreção Na+ aumentou de 1 para 20%. Sua excreção de k+ e Ca+2 também aumentou, mas não foram encontrados aminoácidos nem glicose na urina. Com base nos resultados daurinálise, queporção do néfron corresponde ao local dessediurético? Justifique.

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Os processos obstrutivos urinários na sua evolução final levam à hidronefrose, que é um tipo específico de atrofia renal, caracterizada por dilatação pielocalicial e adelgaçamento do parênquima renal.


A hidrobefrose pode provocar a insuficiência renal quando bilateral, ou destruição completa do órgão quando unilateral. Muitas vezes entretanto, o grau de hidronefrose pode não ser proporcional ao comprometimento da função renal, o que limita esta designação quando se considera o estado funcional da população de nefrons. Além disso a obstrução do trato urinário favorece a proliferação bacteriana, a qual ocasiona dano adicional aos orgãos afetados.


A alça de Henle tem uma característica importante, do ponto de vista funcional, de fazer o mergulho na medula renal e voltar. Isso porque o segmento descendente da alça de Henle é impermeável a solutos; sendo assim, a tonicidade do filtrado aumenta: ocorre a saída de água, por osmose, e há concentração no interior do filtrado. Então, o segmento descendente é impermeável a solutos, mas permeável à água


Portanto, esse diurético age na alça de Henle.

Fonte:http://cienciasdavidaedaterra25.blogspot.com/2012/05/mecanismo-contra-corrente.html

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais