Buscar

estabeleça as principais diferenças entre o processo legislativo de um projeto de lei ordinária e de uma proposta de emenda

Me ajudem

💡 2 Respostas

User badge image

Julio G Pagnosi

 

A principal diferença está na maior rigidez no processo legistativo da Emenda.

A emenda somente poderá ser proposta pelo Presidente, por 1/3 dos membros do Senado ou da Câmara ou por mais da metade (50% + 1) das Assembléias Legislativas.

Além disso, a emenda deverá ser aprovada em 2 turnos de votação por 3/5 da maioria absoluta de cada casa do Congresso Nacional. Isto é, serão, ao todo, 4 votações.

A proposta de emenda rejeitada somente poderá ser reapresentada no próximo exercício legislativo (próximo ano).

 

Acho que essas são as principais peculiaridades do processo legislativo da proposta de emenda constitucional, espero ter ajudado :D

3
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

 

  • Projeto de Lei (art. 61 da Constituição):

A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos.

Tem processo legislativo mais simplificado, sendo votadas apenas uma vez em cada casa legislativa, e promulgadas pelo Presidente da República, que pode vetá-las, ou seja, impedir que virem lei. A lei ordinária deve ser aprovada pela maioria simples dos parlamentares votantes na sessão, desde que estejam presentes a maioria absoluta (metade mais um) deles.

 

  • Proposta de Emenda à Constituição (art. 60 da Constituição):

Ab initio, ressaltamos que a proposta de emenda deve ser de iniciativa de 1/3 dos parlamentares da Câmara, ou do Senado; do Presidente da República; ou de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, se manifestando, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

No caso brasileiro, nossa Constituição adotou um modelo rígido, e determinou que há uma parte de suas normas não pode nunca ser modificada (cláusulas pétreas), e uma outra parte em que pode ser alterada pelo mais trabalhoso processo legislativo previsto na Constituição: uma PEC deve ser votada em cada casa do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) em dois turnos, e sua aprovação precisa se dar por 3/5 dos congressistas de cada casa parlamentar. Importante também lembrar que, por ser a mais alta manifestação da soberania popular, a PEC não é promulgada pelo Presidente da República e, portanto, não pode ser por ele vetada. A PEC é promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais