Buscar

me ajude! qual sua opinião e porque acham que em um país como o Brasil ainda existe índices altos de "analfabetos digitais" e porque disso?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Enquanto o analfabetismo é o desconhecimento do alfabeto, ou seja, é uma característica de quem não sabe ler e nem escrever, o analfabetismo digital é um tipo mais recente e engloba pessoas que não tem acesso à internet. Estima-se que cerca de 80% da população brasileira é analfabeta digital e isso se apresenta como um problema principalmente porque nos dias atuais ter acesso às tecnologias e dominá-las é essencial para ter oportunidades de sucesso em algum emprego. Assim, o analfabetismo digital se apresenta como mais uma forma de exclusão e, claramente, os afetados são a população mais pobre.


As causas do analfabetismo digital são diversas, mas, especialmente no Brasil, está relacionado majoritariamente ao índice de distribuição de renda e educação no país, ou seja, enquanto algumas pessoas possuem privilégios de freqüentar boas escolas e comprar um computador ou celular, outras precisam enfrentar problemas como fome, sede e falta de lugar para residir, estas pessoas muitas vezes não sabem nem ler e nem escrever (estima-se que o Brasil possui 16 milhões de analfabetos), como poderiam ter acesso a computadores sem o conhecimento das letras? Além disso, temos como causa do analfabetismo digital o preço do computador, o preço do acesso à internet, a falta de habilidade com as novas tecnologias, a falta de necessidade ou interesse na internet e também a extensão territorial brasileira, que faz com que grandes áreas do país não possuam energia ou internet.


Para finalizar, vemos que o governo vem tentando melhorar estes índices, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) é um projeto que investe no crescimento econômico do Brasil e tem a tecnologia como um fator a ser melhorado com a baixa de preços de computadores e redes de internet, além de uma melhora na distribuição de renda. Infelizmente, dado as causas relatadas acima, parece que o Brasil tem um longo caminho a percorrer para diminuir a porcentagem dos analfabetos digitais, porque as causas deste problema são profundas e o governo enfrenta dificuldades enormes para poder lidar com elas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais