Buscar

sobre a falha de Sam Andress me expliquem?

💡 4 Respostas

User badge image

Anna Raphaela Berto

Na porção ocidental dos Estados Unidos, mais exatamente no estado da Califórnia, ocorre um movimento tangencial entre duas placas tectônicas (a placa norte-americana e a placa do Pacífico), a primeira desliza 14 milímetros por ano em sentido sudeste, já a placa do Pacífico desloca-se 5 milímetros no sentido oposto da primeira. Essa movimentação das placas gerou uma das mais famosas falhas do planeta, a de San Andreas. O atrito entre essas duas placas gera frequentes terremotos na região, o que torna a Califórnia uma das áreas de maior instabilidade tectônica do planeta.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A crosta terrestre é composta por diferentes placas tectônicas que estão em constante movimentação sobre o manto. Esse processo proporciona o encontro entre diferentes placas tectônicas que provocam mudanças físicas na crosta, como, por exemplo, a formação de montanhas.


A Costa Oeste dos EUA, especialmente a Califórnia, é um dos lugares com a maior atividade sísmica do planeta. A falha de San Andreas é uma gigantesca rachadura visível de, aproximadamente, 1.300 quilômetros de extensão que marca os limites entre as duas maiores placas tectônicas do planeta: a placa norte-americana e a placa do Pacífico. O deslizamento entre as placas causa grande instabilidade em todo o estado da Califórnia, e foi a principal causa do violento terremoto que abalou a cidade de São Francisco em 1906.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Geologia.


A Teoria das Placas Tectónicas afirma que o planeta é subdividido em placas e possui quatorze principais placas tectônicas. Os três tipos principais de limites entre as placas tectónicas são: convergentes, divergentes e transformantes.

As placas tectônicas estão em constante movimentação sobre o manto. Devido a tal fenômeno, o encontro entre diferentes placas tectônicas acarreta mudanças físicas na crosta, como, por exemplo, a formação de montanhas.


Como exemplo, na Costa Oeste dos EUA, especialmente a Califórnia, tem-se um dos lugares com a maior atividade sísmica do planeta. Lá reside a falha de San Andreas, caracterizada por uma enorme rachadura visível de cerca de 1.300 quilômetros de extensão que delimita a região entre as duas maiores placas tectônicas do planeta: a placa norte-americana e a placa do Pacífico.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais