Buscar

Os direitos do natimorto são protegidos ? (Prova Oral - Magistratura RJ - XLV)

Os direitos do natimorto são protegidos ? (Prova Oral - Magistratura RJ - XLV)

💡 2 Respostas

User badge image

Nathalia Gomes

Segundo o art. 2° do CC, a personalidade civil da pessoa começa do nascimento com a vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.

Portanto, tratando-se da dignidade humana, deve-se proteger o nome, a imagem e a memória; estando prescrito no Enunciado n. 1 e 2 da I Jornada de Direito Civil. 

No livro da Doutrina, escrito por Carlos Roberto Gonçalves, no capítulo referente ao começo da personalidade natural, diz que "muitas vezes torna-se de suma importância saber se o feto, que morreu durante o parto, respirou e viveu, ainda que alguns segundos, principalmentese, por exemplo, o genitor, recém casado pelo regime  de separação de bens, veio  a falecer, estando vivos os seus pais. Se o infante chegou a respirar, recebeu, ex vi legis, nos poucos segundos de vida, todo o patrimônio deixado pelo falecido pai, a título de herança, e a transmitiu, em seguida, por sua morte, à sua herdeira, que era genitora. Se, no entanto, nasceu morto, não adquiriu personalidade jurídica e, portanto, não chegou a receber nem a transmitir herança deixada pelo pai, ficado com os avós paternos."

 

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Sim.

Em decorrência do princípio da dignidade da pessoa humana, protege-se o nome, a imagem e a memória daquele que nasceu morto.

O enunciado número 1 da I Jornada de Direito Civil assim assevera:

"Enunciado 1: a proteção que o Código defere ao nascituro alcança o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade, tais como nome, imagem e sepultura."

Além disso, a Lei 6.015 de dezembro de 1973 (Lei de Registros Públicos), por exemplo, em seu art. 53, também garante direitos ao natimorto: "No caso de ter a criança nascido morta ou no de ter morrido na ocasião do parto, será, não obstante, feito o assento com os elementos que couberem e com remissão ao do óbito”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais