Buscar

o crime se diferença da contravenção penal?

💡 2 Respostas

User badge image

Lauane Rodrigues

- Crime

Quanto à aplicação da lei penal: A lei penal brasileira é aplicável, via de regra, aos crimes cometidos no território nacional, e a diversos crimes praticados no estrangeiro, em razão de sua extraterritorialidade. (Art 5º caput, e 7º, CP)

Quanto ao elemento subjetivo e culpabilidade: Os crimes podem ser dolosos, culposos, ou preterdolosos. (Art 18 e 19CP). E são compatíveis com erro de tipo, e com erro de proibição. (Art 20 e 21CP).

Quanto ao tempo do cumprimento das penas: O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a trinta anos. (Art 75, CP)

Quanto à ação penal: Pode ser pública incondicionada ou condicionada, ou de iniciativa privada. (Art. 100, CP)

- Contravenção Penal

Quanto à aplicação da lei penal: A lei brasileira somente incide no tocante as contravenções penais praticadas no território nacional. (LCP, art. 2º)

Quanto ao elemento subjetivo e culpabilidade: Basta para as contravenções penais, ação ou omissão voluntária. (LCP, art. ). As contravenções penais admitem unicamente a ignorância ou a errada compreensão da lei se escusáveis.

Quanto ao tempo do cumprimento das penas: Na contravenção penal as penas de prisão simples não podem em caso algum ser superior a cinco anos.

Quanto à ação penal: Pública incondicionada.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Essa diferença está prevista no artigo 1º da lei de introdução do Código Penal  e das Contravenções penais que dispõe:

Art 1º Considera-se crime a infração penal que a lei comina pena de reclusão ou de detenção, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente com a pena de multa; contravenção, a infração penal a que a lei comina, isoladamente, pena de prisão simples ou de multa, ou ambas, alternativa ou cumulativamente.

Crime =  Lei comina reclusão ou detenção cumulada ou não com multa. 

Contravenção = Lei comina prisão simples apenas ou multa apenas ou ambas de forma cumulada (e) ou alternativa (ou). 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais