Buscar

Qual a diferença de um vírus envelopado para um não envelopado? Como a ausencia pode influenciar nos mecanismos de infecção da célula hospedeira?

Qualquer outra informação será bem vinda.

💡 11 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Os vírus não envelopados são um tipo de vírus mais simplificado pois em sua estrutura interna não existem muita complexidade. Eles são mais simples e possuem RNA ou DNA de cadeia simples em sua estrutura interna. Apesar disso, eles são vírus mais resistentes que os de estrutura mais complexa, no caso os envelopados.  Enquanto isso, os vírus envelopados são vírus menos resistentes que os não envelopados e de estrutura mais complexa. enquanto os envelopados não possuem. Apesar de possuírem essas diferenças, uma semelhança que une esses dois tipos de vírus é que ambos só conseguem sobreviver se tiverem um hospedeiro, pois desse hospedeiro que serão tirados os nutrientes necessários para a sua sobrevivência e sua reprodução. Sendo assim, essa é a principal diferença entre essas duas classes de vírus.

3
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Os vírus mais simples não possuem envelope e possuem RNA ou DNA de cadeia simples.

Os vírus envelopados contêm uma membrana externa que recobre o nucleocapsídeo. Essa  membrana externa (ou envelope) é derivada de membranas da célula hospedeira (nuclear, do  aparelho de Golgi, do retículo endoplasmático ou membrana plasmática). Assim como essas membranas, o envelope é constituído de uma membrana lipídica dupla com proteínas nela inseridas. 

As proteínas do envelope viral são codificadas pelo seu genoma.

Vírus não envelopados são mais resistentes que os que possuem envelope viral.

Especificidade da infecção viral e alguns aspectos da penetração do vírus  são controlados, em parte, pelas características dos envelopes virais

15
Dislike1
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

São mais resistentes às condições ambientais, pela sua capacidade de cristalização.

Vírus envelopados são inativados no meio com relativa facilidade por quaisquer agentes químicos e físicos que danifiquem membranas celulares. Cloro, peróxido de hidrogênio, fenol, solventes lipídicos (detergentes e álcool), luz ultravioleta, temperatura (calor, congelamento e descongelamento) e pH (menor que 6 e maior que 8), são exemplos de agentes químicos e físicos capazes de danificar a membrana plasmática e portanto inativar vírus envelopados.

6
Dislike0
User badge image

marcelle cristina da silva andrade

por que o virus nao envelopado é mais resistente que o envelopado ?

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais