Buscar

Sobre a articulação Glenoumeral, diga os movimentos, tipo articular e quais os ossos que se articulam.

💡 2 Respostas

User badge image

Brenda Vaz

A glenoumeral faz movimentos em todos os eixos e planos: flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna e rotação externa. Sua articulação é sinovial, se articulam a escápula (fossa glenoide) e o úmero. No complexo do ombro, entretanto, outras articulações são essenciais para o movimento: esternoclavicular, acromioclavicular, escapulotorácica (articulação falsa).

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A articulação glenoumeral é uma articulação diarroide de estilo sinovial e sinovial que é responsável por conectar a extremidade superior ao tronco. É uma das quatro articulações que compõem o complexo do ombro . Esta articulação é formada pela combinação da cabeça do úmero e da fossa glenóide da escápula. Esta articulação é considerada a articulação mais móvel e menos estável do corpo e é a articulação diartoidal mais comumente deslocada.


Os ossos do ombro consistem no úmero (o osso do braço), a escápula e a clavícula. A clavícula é a única ligação óssea entre o tronco e o membro superior. Ela forma a porção frontal da cintura escapular e é palpável ao longo de todo o seu comprimento com um delicado contorno em forma de S. A clavícula se articula em uma extremidade com o esterno (osso do tórax) e com o acrômio da escápula na outra. 


A escápula é um osso triangular grande e plano, com três processos denominados acrômio, espinha e processo coracoide . Forma a parte de trás da cintura escapular. A coluna (localizada na parte posterior da escápula) e o acrômio podem ser prontamente palpados em um paciente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais