Buscar

Capacidade de direito e personalidade jurídica têm o mesmo significado?

💡 7 Respostas

User badge image

Brenda Louisy

Não! Ambas são facilmente confundidas, porém possuem pontos diferentes. Um deles, bastante discutido pelos doutrinadores, é o fato de que uma pessoa só pode ter capacidade jurídica se tiver personalidade jurídica, sendo a primeira um instituto que mede o grau de personalidade jurídica de uma pessoa. Ou seja, a capacidade possui três "níveis" (capacidade plena, relativamente e absolutamente incapaz) que correspondem à aptidão que uma pessoa tem para adquirir direitos e deveres.

4
Dislike2
User badge image

Dener Machado

Anderson, segundo Orlando Gomes, na obra Introdução ao Direito Civil (Editora Forense), para o direito moderno não há como diferenciar personalidade e capacidade de direito.E a própria Maria Helena Diniz também afirma isso, criando o sujeito de direito, que nada mais é que a junção de ambos.Mas lembre-se no que tange à capacidade de fato, quando falamos de tal capacidade, um indivíduo poder ter personalidade jurídica, mas não ter capacidade para pessoalmente realizar atos na ordem jurídica, artigo 3° (onde estes são representados) e artigo 4°(assistidos).

2
Dislike0
User badge image

Brenda Louisy

Anderson, realmente o que falei foi sobre a capacidade de exercício dos direitos.

Conforme o CC, "toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil". Porém, os níveis de capacidade que citei falam sobre o exercício dos direitos. Uma pessoa de 14 anos, por exemplo, é capaz de adquirir direitos (personalidade jurídica), assim como qualquer outra pessoa. Contudo, não os pode exercer, tendo em vista que, para o CC, ela é considerada absolutamente incapaz (art. 3º, I) (capacidade jurídica),pois não possui o discernimento necessário para "exercer pessoalmente os atos da vida civil".

Portanto, todos possuem personalidade jurídica e, consequentemente, capacidade jurídica, mas, quanto a esta, uns tem mais do que outros.

Espero que tenha tirado sua dúvida! :D

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais