Buscar

Restrição Orcametaria

Rodrigo geralmente toma um refrigerante quando vai ao cinema. Ele pode escolher entre três tamanhos de refrigerante: pequeno (300 ml), que custa R$4,90 médio (500ml), que custa $5,50 e grande (800 ml), que custa $6,50. Descreva a restrição orçamentária de Rodrigo referente à decisão de quantos ml de refrigerante adquirir. (Suponha que Rodrigo possa se desfazer da quantidade de refrigerante que não deseja sem qualquer custo).

 

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A restrição orçamentária pode ser explicada através do seguinte exemplo:

Suponhamos que a renda seja de R$1.000,00 para gastar com ambos os produtos. Dessa forma, tal situação pode ser modelada pela seguinte equação:

5.QX + 10.QY = 1000

Sendo QX e QY as quantidades que se deve consumir de X e Y, a equação acima significa que ao multiplicar o preço de X pela quantidade consumida desse bem, e somar esse valor à multiplicação do preço de Y pela sua quantidade, o resultado deverá ser igual ao dinheiro disponível (no caso, mil reais). Essa é exatamente a equação que representa a restrição orçamentária: enquanto consumidores, deveríamos estar restritos a consumir apenas até o limite de nosso orçamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais