Buscar

Como aprender necrose?

💡 2 Respostas

User badge image

Jhade Cordeiro

https://pt.slideshare.net/sandrolima70/necrose

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Necrose é a morte da célula ou parte de um tecido que compõe o organismo vivo. É a manifestação final de uma célula que sofreu uma lesão irreversível, em outras palavras é quando param as funções orgânicas e os processos reversíveis do metabolismo. No entanto, é válido lembrar que a morte da célula ocorre de modo natural, pois isso é imprescindível para a manutenção do equilíbrio tecidual. Esse mecanismo recebe o nome de apoptose, ou morte programada.


A destruição das células pode ocorrer de diferentes maneiras e acometer qualquer tecido, por isso, é difícil especificar apenas um aspecto básico para definir se o tecido está necrosado. Em razão disso, a necrose pode ser classificada de diferentes formas, entre as quais se destacam:

Necrose de liquefação: Nesse tipo de necrose, há o aumento de células inflamatórias, por isso, esse processo é característico de infecções. Também pode acontecer em decorrência da hipóxia (baixo teor de oxigênio) do sistema nervoso. As células mortas são completamente destruídas e transformam-se em uma massa viscosa, dando um aspecto mole à área necrosada.

Necrose caseosa: Nesse tipo de necrose, o tecido afetado apresenta uma aparência de massa granular branca, que lembra muito ricota. Ela é encontrada com frequência em casos de tuberculose.

Necrose gordurosa: Esse é um tipo especial de necrose que ocorre em áreas de destruição de gorduras por causa da ação de lipases. É encontrada principalmente em casos de pancreatite aguda e na necrose gordurosa da glândula mamária.

Necrose de coagulação: Nesse tipo de necrose, observa-se a morte das células, em geral, por causa da hipóxia. Ela ocorre predominantemente em tecidos com alto teor de proteína, e, nesse processo, os tecidos continuam firmes e a sua estrutura permanece por alguns dias. A coloração da área afetada é quase sempre esbranquiçada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais