Buscar

Qual a diferença de farmacocinetica e farmacodinamica

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A farmacocinética é usada para descrever a absorção, distribuição, metabolismo e excreção de um composto. Embora estudos pré-clínicos requeiram a determinação de atividade in vitro e farmacocinética aceitáveis em pelo menos duas espécies animais, estudos farmacocinéticos devem ser realizados no homem para correlacionar as concentrações sanguíneas com efeitos biológicos particulares. É necessário adaptar as modificações para, eventualmente, obter medicamentos semissintéticos. Os estudos farmacocinéticos de produtos naturais são desafiadores porque envolvem tipicamente a administração de misturas complexas de substâncias, em muitos casos de componentes desconhecidos.


A farmacocinética pode ser reduzida a equações matemáticas, que determinam o trânsito da droga por todo o corpo, um balanço líquido da absorção e distribuição (in) ao metabolismo e excreção (out). Ao entender essas equações matemáticas, os profissionais são capazes de determinar a dosagem ideal para pacientes com mecanismos alterados ou alterados de absorção, metabolismo ou excreção resultantes de dieta, genética, ambiente, doença, alergia, comportamento e outras drogas.


Farmacodinâmica é o estudo da relação entre a concentração de fármaco no local de ação e o efeito bioquímico e fisiológico. A resposta do receptor pode ser afetada pela presença de drogas competindo pelo mesmo receptor, o estado funcional do receptor ou fatores fisiopatológicos, como a hipocalemia.


A variabilidade interindividual na farmacodinâmica pode ser genética ou refletir o desenvolvimento de tolerância ao fármaco com exposição continuada. A alta variabilidade farmacodinâmica limita severamente a utilidade do monitoramento das concentrações do fármaco, pois é provável que forneça uma indicação ruim da eficácia da terapia.

1
Dislike0
User badge image

Brenda Macena

Farmacocinética

A farmacocinética consiste no estudo do caminho que o medicamento vai fazer a partir do momento em que é administrado até ser eliminado, passando por processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção. Neste caminho, o medicamento vai encontrar um local de ligação.

1. Absorção

A absorção consiste na passagem do medicamento do local onde é administrado, para a circulação sanguínea. A administração pode ser feita via enteral, o que significa que o remédio é ingerido através da via oral, sublingual ou via retal, ou parenteral, o que significa que o remédio é administrado via intravenosa, subcutânea, intradérmica ou intramuscular. 

2. Distribuição

A distribuição consiste no caminho que o medicamento faz depois de atravessar a barreira do epitélio do intestino para a corrente sanguínea, podendo estar na forma livre, ou ligado às proteínas plasmáticas, podendo depois atingir vários locais:

  • Local de ação terapêutica, onde vai exercer o efeito pretendido;
  • Reservatórios teciduais, onde vai ser acumulado sem exercer efeito terapêutico;
  • Local de ação inesperada, onde vai exercer uma ação indesejada provocando efeitos colaterais;
  • Local onde são metabolizados, podendo aumentar a sua ação ou serem inativados;
  • Locais onde são excretados.

Quando um medicamento se liga às proteínas plasmáticas não consegue atravessar a barreira para atingir o tecido e exercer ação terapêutica, por isso um medicamento que tenha alta afinidade para estas proteínas, vai ter uma menor distribuição e metabolismo. No entanto, o tempo de permanência no organismo vai ser maior, porque a substância ativa demora mais tempo a chegar ao local de ação e a ser eliminado.

3. Metabolismo

O metabolismo ocorre em grande parte no fígado, podendo acontecer o seguinte:

  • Inativar uma substância, que é o mais comum;
  • Facilitar a excreção, formando metabólitos mais polares e mais hidrossolúveis de forma a serem eliminados mais facilmente;
  • Ativar compostos originalmente inativos, alterando o seu perfil farmacocinético e formando metabólitos ativos.

O metabolismo de medicamentos também pode ocorrer com menos frequência nos pulmões, rins e glândulas adrenais.

4. Excreção

A excreção consiste na eliminação do composto através de várias estruturas, principalmente no rim, em que a eliminação se faz pela urina. Além disso, os metabólitos também podem ser eliminados através de outras estruturas como o intestino, através das fezes, o pulmão caso sejam voláteis, e a pele através do suor, leite materno ou lágrimas.

Vários fatores podem interferir com a farmacocinética como a idade, sexo, peso corporal, doenças e disfunção de certos órgãos ou hábitos como fumar e beber álcool, por exemplo.

 

Farmacodinâmica

A farmacodinâmica consiste no estudo da interação dos fármacos com os seus recetores, onde exercem o seu mecanismo de ação, produzindo um efeito terapêutico. 

1. Local de ação

Os locais de ação são os locais onde as substâncias endógenas, que são substâncias produzidas pelo organismo, ou exógenas, que é o caso dos medicamentos, interagem para produzir uma resposta farmacológica. Os principais alvos para a ação das substâncias ativas são os recetores onde se costumam ligar substâncias endógenas, canais iônicos, transportadores, enzimas e proteínas estruturais.

2. Mecanismo de ação

O mecanismo de ação é a interação química que uma determinada substância ativa exerce com o recetor produzindo uma resposta terapêutica.

3. Efeito terapêutico

O efeito terapêutico é o efeito benéfico e desejado que o medicamento provoca no organismo quando administrado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais