Buscar

Exercício sobre pH

Suponha que 0,29 mol de um ácido monoprótico desconhecido é dissolvido em água suficiente para preparar 1,55 litros de solução. Se o ph da solução é 3,82, qual é a constante de dissociação do ácido? 

 

 

Resposta: 1,22x10^-7

💡 1 Resposta

User badge image

Passei Direto Verified user icon

Para calcularmos Ka, temos que conhecer a concentração de cada espécie no equilíbrio para substituirmos os valores na expressão da constante de equilíbrio. O pH da solução que foi dado no enunciado, nos informa diretamente a concentração de equilíbrio de H3O+, e podemos derivar outras concentrações de equilíbrio a partir desse valor. Essas concentrações são utilizadas para calcular Ka.

O próximo passo é construirmos uma tabela das concentrações na solução antes que o equilíbrio se estabeleça, com a variação ocorrendo à medida que a reação procede em direção ao equilíbrio, e das concentrações quando o equilíbrio é atingido:

A quantia inicial dos produtos sempre será igual a zero, já que no início da reação só temos reagentes e a variação dos reagentes sempre será negativa, pois eles estão sendo consumidos e a variação dos produtos, positiva, pois estão sendo formados. A quantia de x representa as concentrações no equilíbrio dos íons hidrônio e A-

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados