Buscar

Estabilidade e Vitaliciedade

Qual a diferença entre vitaliciedade e estabilidade para funcionários públicos?

💡 4 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Ambas as garantias asseguram a permanência no cargo, contra decisão imotivada de demissão. O servidor que goza de estabilidade, no entanto, poderá perder o cargo em virtude de condenação em processo administrativo, no qual se lhe assegurou ampla defesa, decisão que poderá ser revertida pelo Poder Judiciário, que poderá reintegrá-lo no cargo; durante o processo judicial, o servidor demitido não receberá proventos. Já o servidor que goza de vitaliciedade, somente poderá ser demitido por motivo de condenação definitiva em processo criminal. Logo, a diferença reside no órgão que aprecia a falta cometida: Administração, no primeiro caso; Poder Judiciário, no segundo.

1
Dislike0
User badge image

paloma kassia

Estabilidade é o direito de o servidor, ocupante de cargo público, permanecer no serviço público depois de superado o período de estágio probatório, independentemente da extinção ou modificação do cargo público para o qual foi investido.

Vitaliciedade é o atributo de cargo que se destina a receber um único ocupante em caráter permanente e definitivo. A remoção do titular de cargo vitalício somente é possível após decisão judicial transitada em julgado.

 

6
Dislike0
User badge image

cleivane cruz

Poderia citar um exemplo de estabilidade e vitaliciedade

0
Dislike0
User badge image

Wesley Costa

vitaliciedade, de que gozam os membros do Ministério Público, bem como do Poder Judiciário (em todas as instâncias), difere da simples estabilidade no cargo de que dispõe qualquer servidor público titular de cargo efetivo (após o cumprimento do estágio probatório). Na primeira (privativa de magistrados e membros do MP) teremos a prerrogativa (garantia constitucional da função) de que o agente político somente será demitido (destituído do cargo) por sentençã judicial transitado em julgado. Por sua vez, a estabilidade garante que o servidor efetivo somente perda o cargo por: 1) decisão administrativa irreformável; OU, 2) sentenção judicial transitada em julgado. Vejamos que o servidor estável (não vitalício) poderá perder o cargo em virtude de qualquer uma duas situações retro mencionadas.

http://direitotributarioeadministrativo.blogspot.com.br/2011/07/servidor-publico-estabilidade-nao-e.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais