Buscar

características que destiguem células vegetais dos animais?

💡 4 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Tanto a célula animal quanto a vegetal possuem núcleo limitado por uma membrana, várias organelas citoplasmáticas (complexo de golgi, RER, REL, lisossomos, mitocôndrias) e citoesqueleto. Algumas células vegetais (gimnospermas, angiospermas) não possuem centríolos. Todas as células vegetais possuem parede celular, cloroplastos e vacúolos, estruturas que não estão presentes em células animais.

1
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

As células vegetais possuem, além da membrana celular, uma parede celular, que lhe dá maior rigidez. Têm ainda o vacúolo maior, para poder armazenar uma maior quantidade de água que necessita e fazer a regulação osmótica, e os cloroplastos, utilizadas na fotossíntese. Os vacúolos nas células animais são raros.De resto, possuem as mesmas estruturas, que têm uma função idêntica em ambos os tipos de células.

1
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

As células animais e vegetais assemelham-se muito em sua estrutura básica.


 A seguir são listadas as principais diferenças: 

1ª) Presença de Paredes: Além da membrana plasmática, as células das plantas contêm uma ou duas paredes celulares rígidas que lhes conferem a manutenção constante de sua forma, protegendo o citoplasma contra injúrias e danificações mecânicas e contra a ação de parasitas. 

2ª) Presença de Plastídios: Entre as características principais das células vegetais está a presença de plastídios, conhecidos também por plastos, que assim como as mitocôndrias são organelas delimitadas por duas membranas. 

3ª) Vacúolos citoplasmáticos: As células das plantas possuem, com certa frequência, vacúolos citoplasmáticos muitas vezes maiores que os vacúolos observados nas células animais. Os vacúolos das células vegetais muitas vezes ocupam a maior parte do volume celular, sendo que o citoplasma funcional, nestes casos, está reduzido a uma delgada faixa na zona periférica da célula. 

4ª) Presença de amido: As células eucariontes animais armazenam o glicogênio como substância de reserva, ao contrário das células vegetais que têm no amido a sua reserva energética. 

5ª) Presença de plasmodesmos: Células vegetais vizinhas são ligadas por pequenos tubos medindo entre 20-40 nm de diâmetro, que recebem o nome de plasmodesmos. Os plasmodesmos estabelecem canais para o trânsito de moléculas. Nas células animais não são encontrados plasmodesmos, porém, muitas se comunicam através das junções comunicantes, que apesar de apresentarem semelhanças funcionais com os plasmodesmos, do ponto de vista morfológico, são muito diferentes.



Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - 
http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/28288/diferencas-entre-as-celulas-eucarioticas-vegetais-e-animais#ixzz3JQh0Be7o

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais