Buscar

no jejum, aumenta ou abaixa o nível de frutose 2,6 bifosfato? na gliconeogênese como isso influencia?

💡 2 Respostas

User badge image

Pablo Bernardo

Diminui, pois a frutose 2,6-bifosfato é um efetor alostérico positivo da via glicolítica e negativo para a gliconeogênese. Dessa forma, espera-se que no estado de jejum a proteína quinase dependente de AMPc cíclico fosforile a Fosfofrutoquinase 2, diminuindo a quantidade de frutose 2,6-bifosfato e favorecendo a gliconeogênese.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A gliconeogênese e a glicólise são reguladas de maneira separada e recíproca, isto é, quando uma delas está ativa, a outra está desacelerada.


A frutose 2,6- bisfosfato é um dos reguladores dessas duas vias metabóbilcas. Na glicólise, ela atua como um ativador alostérico da enzima fosfofrutoquinase I, que catalisa a reação de fosforilação da frutose 6- fosfato a frutose 1,6- bisfosfato. Já na gliconeogênese, ela inibe a enzima frutose1,6- bisfosfatase, que atua no processo inverso, desacelerando a produção de glicose.


Sendo assim, o nível de frutose 2,6 bifosfato diminui. Na gliconeogênese, ela inibe a enzima frutose1,6- bisfosfatase, que atua no processo inverso, desacelerando a produção de glicose.

 

Fonte:http://grupo9b-frutose.blogspot.com/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais