Buscar

Há hierarquia entre justiça estadual e justiça federal?

Há hierarquia entre justiça estadual e justiça federal? 

💡 2 Respostas

User badge image

Luis Alberto de Paula

Boa noite Steffany. Não existe hierarquia entre a justiça estadual e a federal. Entretanto, existem alguns dispositivos legais em nosso ordenamento que acabam nos levando a pensar que existe alguma hierarquia entre elas, como por exemplo nos casos de incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal previsto no §5°, do artigo 109, da CF/88, ou ainda no caso pacificado pela Súmula 150, do STJ, que atribui à justiça federal decidir se há ou não interesse jurídico da União, suas autarquias ou empresas públicas de ingressar em processo que corre pela justiça estadual. Contudo, nada obstante a prevalência da justiça federal sobre a estadual nesses exemplos citados acima, não podemos dizer que isso se traduz numa hierarquia, mas tão somente uma distribuição de atribuições, onde uma não pode interferir na esfera de competência da outra.

1
Dislike0
User badge image

Christopher Faria

Não existe hierarquia entre União e Estado, o que existe na realidade, a meu ver, é o interesse diferenciado.

A União possui interesse GERAL, os Estados-membros possuem interesse Regional, e os Municípios possuem interesse Local.

 

No entanto, há sim uma predominância de interesse, por exemplo, se há Lei Federal tratando sobre determinado assunto, a lei estadual ou municipal não pode agir em controvérsia com esta, a não ser que a lei federal seja incompetente, neste caso a lei federal será inconstitucional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais