Buscar

Apol Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação, alguém?

💡 3 Respostas

User badge image

Marcelo Almeida Rosa

postei hoje veja lá ?
5
Dislike0
User badge image

Maria Nascimento Rodrigues

oi pessoal se alguem puder me ajudar agradeço
2
Dislike0
User badge image

Ana Canabarro

Questão 1/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação

Considere o trecho de texto a seguir: 

“Com sua origem no teatro de sombras chinesas, o cinema de animação passou por importantes transformações, notadamente naquilo que se refere a seu aparato técnico. Seu desenvolvimento, também esteve ligado aos efeitos especiais de diferentes cinematografias”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FOSSATTI, Carolina Lanner. Cinema de Animação, uma trajetória marcada por inovações. VII Encontro Nacional de História da Mídia. Fortaleza, CE, 2009. p 1. 

Ao considerar o trecho de texto apresentado e os conteúdos do texto-base O cinema de animação na era digital – hibridismos e mutações, sobre as descobertas e evoluções tecnológicas históricas antecedentes das animações é possível afirmar que:

Nota: 20.0

 

A

Eadweard Muybridge desenvolveu uma técnica de fotografar as fases do movimento.

Você acertou!

Comentários: Conforme texto-base: “O Homem Vitruviano, famoso desenho de Leonardo da Vinci feito no final do século XV, denota esse desejo pelo movimento. Seu desenho é baseado numa passagem do arquiteto Marcus Vitruvius Pollio (Séc. I a.C), onde descreve as proporções do corpo humano masculino”. […]

“Já no século XX, Marcel Duchamp evoca a dinâmica plástica do movimento numa sequência de posições de um personagem descendo uma escada, na obra ‘Nú Descendo uma Escada’. O médico fisiologista Etienne-Jules Marey, pioneiro na fotografia instantânea, juntamente com Eadweard Muybridge, grande estudioso e pesquisador acerca do movimento de seres humanos e de animais, em 1880 desenvolveu o fuzil fotográfico e a técnica de fotografar várias fases do movimento em uma única superfície fotossensível. Suas fotos foram publicadas em livros e são utilizadas até hoje como referência para a compreensão do movimento, peça fundamental para um animador. As cronofotografias, como eram chamadas, foram utilizadas por diversos artistas como o grupo de Paris-Puteaux, os futuristas italianos e vanguardistas russos. Duchamp, portanto na obra supracitada, assumidamente inspira-se no trabalho de Marey. Já na década de 1950 Norman McLaren, no filme ‘Pas de Deux’, também inspira-se no trabalho de Marey, pois trabalha a decomposição do movimento e transpõe para o filme o aspecto visual e estético existente nas fotos de Marey” (texto-base O cinema de animação na era digital – hibridismos e mutações, p. 20, 21).

 

B

Leonardo da Vinci desenvolveu a imagem sequencial.

 

C

Marey, pioneiro da fotografia projetou o desenho do Homem Vitruviano.

 

D

Duchamp se inspirou no Homem Vitruviano para a composição de ‘Nú descendo a escada’.

 

E

Muybridge desenvolveu uma técnica para fotografar imagens estáticas.


Questão 2/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação

Leia a citação de texto a seguir: 

“Toda as histórias têm uma estrutura. Uma história tem um início, um fim e uma linha de eventos colocados sobre uma estrutura que os mantêm juntos. Não importa se o meio é um texto, um filme ou quadrinhos. O esqueleto é o mesmo. O estilo e a maneira de se contar pode ser influenciado pelo meio, mas a história em si não muda”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: EISNER, W. Narrativas Gráficas de Will Eisner. Trad. Leandro Luigi Del Manto. São Paulo: Devir, 2005. p. 11. 

Apos a leitura da citação e de acordo com os conteúdos do texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, existem 5 elementos indispensáveis em uma narrativa. Analise os elementos dispostos a seguir e enumere, na ordem sequencial, as definições que se relacionam a cada um dos elementos: 

  1. Acontecimento
  2. Personagem
  3. Tempo
  4. Espaço
  5. Narrador

 (  ) Fato, evento que move a narrativa.

(  ) Local em que o fato ocorre.

(  ) Sujeito que vive o evento.

(  ) Época em que o fato ocorre.

(  ) Aquele que conta a história.

 

Agora, assinale a sequência correta:

Nota: 20.0

 

A

3 – 2 – 5 – 1 – 4

 

B

4 – 2 – 3 – 1 – 5

 

C

5 – 4 – 3 – 2 – 1

 

D

1 – 4 – 2 – 3 – 5

Você acertou!

Comentário: A sequência correta é 1 – 4 – 2 – 3 – 5. Conforme o texto-base tem-se o seguinte parágrafo que define e justifica a resposta: “Toda narrativa se estrutura sobre cinco elementos essenciais, sem os quais não pode existir. Sem os acontecimentos não se é possível contar uma estória. Quem vive os acontecimentos são os personagens, em tempos e espaços determinados. Por fim, é necessária a presença de um narrador – elemento fundamental à narrativa – uma vez que é ele que transmite a estória, fazendo a mediação entre esta e o ouvinte, leitor ou espectador” (texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, p. 138).

 

E

1 – 5 – 3 – 2 – 4


Questão 3/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação

Analise o seguinte esquema: 

 

Fonte: Esquema elaborado pelo autor desta questão.

 Após a análise do esquema e a leitura dos conteúdos do texto-base Elementos da narrativa visual e planos de câmera no contexto dos filmes de animação: proposição de um processo de análise, pode-se dizer que o ângulo de câmera influencia no entendimento da mensagem. Analise as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas: 

I. ( ) O ângulo plongée utiliza a objetiva posicionada de cima para baixo.

II. ( ) No plongée o espectador se torna inferior ao personagem.

III. (  ) No contra-plongée a filmagem é realizada de baixo para cima e apresenta a imponência do personagem .

IV. ( ) O ângulo linha do horizonte recebe este nome por estar alinhado na altura dos olhos do personagem e em linha reta.

 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Nota: 20.0

 

A

V – F – V – F

 

B

V – F – V – V

Você acertou!

Comentários: Alternativa correta: letra b. Seguem os trechos que justificam cada resposta:

I: Verdadeira: “O enquadramento inclinado, em que a câmera é inclinada de cima para baixo em direção ao personagem em cena, é chamado plongée”.

II: Falsa: “[...] Salvo no grande plano geral – onde este tipo de posicionamento serve para contemplar uma paisagem ampla, vista de cima de um edifício, por exemplo – cria-se a sensação de inferioridade da personagem filmada [...]”.

III: Verdadeira: “Oposto a isso, é chamado de contra-plongée quando o enquadramento observa a cena de baixo para cima e destaca a imponência ou superioridade do personagem filmado”.

IV: Verdadeira: “Posicionando a câmera em linha reta tem-se a visão da linha do horizonte, ou seja, na altura dos olhos do personagem”.

Todos os trechos estão disponíveis no texto-base: (texto-base Elementos da narrativa visual e planos de câmera no contexto dos filmes de animação: proposição de um processo de análise, p. 59 e 60).

 

C

F – V – V – F

 

D

V – V – F – F

 

E

F – V – F – F


Questão 4/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação

Considere as seguintes informações:  

“A forma como os acontecimentos são narrados chamamos de enredo; outros autores preferem o nome trama [...] o enredo, portanto é relativo às estratégias discursivas do narrador para apresentar o narrado de modo a obter determinados efeitos de sentido”.

 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TERRA, Ernani. O conto na sala de aula. [livro eletrônico] Ernani Terra, Jessyca Pacheco. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 186. 

De acordo com os conteúdos do texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, o enredo pode ser estruturado em partes e depende de alguns elementos para a sua formação, relacione corretamente os elementos importantes para a formação e as partes do enredo apresentados com as suas respectivas características: 

  1. Introdução
  2. Desenvolvimento
  3. Conclusão
  4. Conflito
  5. Premissa dramática 

(   ) Apresenta o assunto do filme.

(   ) Maior parte do enredo onde os conflitos se desenrolam.

(   ) Nesta parte são apresentadas as personagens e os acontecimentos.

(   ) Apresenta a solução e o desfecho.

(   ) Componente da estória responsável por gerar tensões na estória. 

Agora, selecione a sequência correta:

Nota: 20.0

 

A

5 – 2 – 1 – 3 – 4

Você acertou!

Comentário: A sequência correta é 5 – 2 – 1 – 3 – 4. Conforme o texto-base tem-se as seguintes proposições que justificam a resposta:

  1. “A introdução (apresentação, exposição ou situação inicial) é a parte do enredo que situa o ouvinte / leitor / espectador diante da narrativa. Nela são apresentadas as personagens, os acontecimentos até o momento em que a estória tem início [...]” (texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, p. 145).
  2. “O desenvolvimento (ou complicação) é a parte em que a estória toma forma, sendo normalmente a parte mais extensa do enredo. É durante o desenvolvimento que o conflito (ou conflitos, uma vez que é possível existir mais de um conflito ou mais de um enredo em uma mesma narrativa) se desenvolve em direção a uma resolução” (texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, p. 145, 146).
  3. “A conclusão é a parte do enredo que apresenta a solução do conflito, revelando por completo, ao final a essência da obra, sua mensagem, moral ou subtexto. Fazem parte da conclusão o clímax (momento culminante da estória) e o desfecho. Costuma apresentar o final da estória” (texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, p. 146).
  4. “Segundo Gancho, a organização das partes de um enredo, bem como dos acontecimentos que o compõem, é determinada pelo conflito, o componente da estória gerador da tensão que faz o enredo evolver e prende a atenção do apreciador à matéria narrada” (texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, p. 145).
  5. “[...] a premissa dramática, ou seja, os componentes da estória de que trata o curta que servirão de fio condutor ao enredo e que darão origem ao conflito, que por sua vez iniciará a parte do desenvolvimento” (texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, p. 145).

 

B

4 – 3 – 2 – 1 – 5

 

C

4 – 2 – 3 – 1 – 5

 

D

2 – 1 – 5 – 4 – 3

 

E

5 – 4 – 3 – 2 – 1


Questão 5/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação

Leia o excerto de texto a seguir: 

“O filme não existe, enquanto tal, senão no tempo em que é percebido, isto é, quando dirigido aos mecanismos psicofisiológicos da percepção do espectador acordado e atento. O espectador corresponde, assim, ao lugar no qual o filme acontece e é, por isso, também considerado como algo que faz parte de seu dispositivo essencial”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GRAÇA, Maria Estela. Entre o olhar e o gesto: elementos para uma poética da imagem animada. São Paulo: Senac, 2006. p. 79. 

Após leitura do excerto de texto apresentado e dos conteúdos do texto-base O cinema de animação na era digital – hibridismos e mutações, analise as afirmativas sobre o mecanismo da visão e o processo da percepção da imagem em movimento e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

 
I. ( ) O olho humano é capaz de processar as imagens recebidas e formular a percepção do movimento.
II. ( ) A percepção de movimento se dá graças ao efeito Phi - fenômeno de ordem psíquica.
III. (  ) Os bastonetes são capazes de diferenciar cores.
IV. ( ) A persistência retiniana é responsável pela ilusão de movimento.

Marque a sequência correta:

Nota: 0.0

 

A

V – F – V – F

 

B

V – F – V – V

 

C

F – V – V – F

 

D

V – V – F – F

 

E

F – V – F – F

Comentários: Alternativa correta: letra e. Afirmativa II é correta e justifica-se por: “Arlindo Machado comenta que em 1912 o psicólogo Max Wertheimer descobriu um fenômeno de ordem psíquica intitulada como fenômeno “Phi”. Wertheimer procurou fazer um experimento com uma luz que acendia e apagava em dois pontos distintos, ao atingir uma determinada frequência, os pontos que oscilavam passavam a ser percebidos como um único ponto movendo-se de um lado ao outro.

Assim autores com André Bazin, aceitaram a teoria da persistência retiniana, que existe, mas que gera imagens residuais, que em nada contribuem com a ilusão do movimento, uma vez que a percepção do filme se dá graças ao efeito Phi. (MAZZA, 2009)” (texto-base O cinema de animação na era digital – hibridismos e mutações, p. 29, 30).

As demais são incorretas, seguem justificativas:

I. Falsa: “A função do olho é fazer com que as imagens alcancem a retina para que possa ser transmitida ao cérebro, para processá-las. Portanto o olho pode ser considerado como um instrumento ótico, tal como a câmara obscura, ou a máquina fotográfica [...]”.

III. Falsa: “Quanto aos tipos de células fotorreceptoras, possuímos em média 120 milhões de bastonetes e cerca de seis milhões de cones. Os bastonetes são sensíveis a quantidades muito pequenas de luz e não são capazes de diferenciar cores, apenas luminância. Os cones são menos sensíveis que os bastonetes, portanto, necessitam de uma quantidade maior de luz para poder captar informação do ambiente [...]” (texto-base, O cinema de animação na era digital – hibridismos e mutações, p. 28).

IV. Falsa: “Assim autores com André Bazin, aceitaram a teoria da persistência retiniana, que existe, mas que gera imagens residuais, que em nada contribuem com a ilusão do movimento, uma vez que a percepção do filme se dá graças ao efeito Phi [...]” (texto-base

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais