Buscar

O que é Politica Monetária

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

De um modo geral, existem dois tipos de política monetária, expansionista e contracionista. A política monetária expansionista aumenta a oferta de moeda para reduzir o desemprego, impulsionar o endividamento do setor privado e os gastos do consumidor e estimular o crescimento econômico.

A política monetária contracionista retarda a taxa de crescimento da oferta monetária ou reduz diretamente a oferta de moeda para controlar a inflação ; embora às vezes seja necessário, a política monetária contracionista pode retardar o crescimento econômico, aumentar o desemprego e deprimir os empréstimos e os gastos dos consumidores e das empresas. Um exemplo seria a intervenção do Federal Reserve no início dos anos 80: para conter a inflação de quase 15%, o Fed aumentou sua taxa básica de juros para 20%. Essa alta resultou em uma recessão , mas manteve a inflação em espiral sob controle.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais