Buscar

a) Como o pluralismo principiológico pode favorecer a estabilidade da CRFB/88?

💡 2 Respostas

User badge image

Julio G Pagnosi

Os princípios, como ensina Humberto Ávila, são normas que indicam um estado ideal a ser alcançado.

Com isso em mente, entendo que a riqueza principiológica da CF/88 concede ao intérprete e ao próprio legislador uma ampla gama de valores que devem ser considerados na operação do direito. Dessa forma, se preservados os valores eivados pelo constituinte a princípios constitucionais, também será preservado a base ideológica que fundamenta a Constituição.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O plurismo, enquanto fundamento da República, encontra seu berço de legitimidade logo no art. 1º, V, da Constituição Federal:

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I - a soberania;

II - a cidadania

III - a dignidade da pessoa humana;

IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V - o pluralismo político.

Daí se depreende que o constituinte originário se baseou na multiplicidade principiológica como instrumento garantidor da estabilidade do Estado democrático, da higidez constitucional e da harmonia e do respeito entre as mais variadas vertentes sociais, em busca do desenvolvimento e do bem comum, evitando-se assim qualquer forma de concentração de poder em determinada figura ou instituição.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais