Buscar

quais as principais caracteristicas do ordenamento juridico?

💡 2 Respostas

User badge image

Neto Waitforit Lócio

Flávia, Bom dia.

Como deve saber, o ordenamento jurídico é o conjunto de normas com que os jurístas lidam no dia a dia, e tais regras não podem estar dispostas, por isso se encontram dentro do ordenamento.

 

Para Kelsen, uma das características importantes para se pensar é a da HIERARQUIA, as leis são categorizadas segundo sua relevância dentro da chamada PIRÂMIDE DE KELSEN.

 

Já Norberto Bobbio análisou e categorizou a doutrina por trás do ordenamento e suas possíveis falhas, assim analizando de maneira que melhor pudesse servir a sociedade. Para Bobbio, o ordenamento não poderia ser baseado em somente uma norma, pois uma norma que tudo permite ''bagunçaria'' a sociedade e uma norma que tudo proíbe iria ''atrapalhar o convívio social''. Partindo da busca entre harmonia desses dois, Bobbio desenvolveu uma série de conceitos, entre eles o da Unidade do ordenamento jurídico, Antinomias jurídicas e Completude do Ordenamento Jurídico

Espero ter ajudado.

 

 

 

 

 

2
Dislike1
User badge image

DLRV Advogados

O ordenamento jurídico, para Norberto Bobbio, é como um sistema, que tem como caracteristicas essenciais a unidade e a coerência. 

Para Bobbio, o ordenamento jurídico é composto de um complexo de normas, o que justifica seu argumento de que as normas não existem isoladamente, mas são ligadas umas às outras formando um sistema normativo. Por isso, considera que as características de unidade e coerência que devem funcionar como pilares do ordenamento jurídico. 

Para se entender o ordenamento jurídico com a complexidade que lhe é peculiar, é necessário observar a "teoria da construção escalonada do ordenamento jurídico" desenvolvida por Hans Kelsen: o cerne dessa teoria é a afirmação de que “as normas de um ordenamento não estão todas num mesmo plano”. Há normas superiores e inferiores, hierarquicamente. As inferiores são dependentes das superiores. Galgando essa escala de normas, chega-se a uma norma suprema, independente de qualquer outra norma superior, e sobre a qual repousa a unidade do ordenamento. Essa norma suprema é a chamada norma fundamental, que dá a unidade a todas as demais normas, tornando-se um todo unitário. Sem uma norma fundamental, afirma Bobbio ainda sob inspiração kelseniana, todas as normas “constituiriam um acumulado de normas, não um ordenamento".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais