Buscar

estou com dúvida nesta questão poderia me ajudar?

💡 3 Respostas

User badge image

yuri duarte

A palavra direito possui mais de um significado correlato: É o sistema de normas de conduta e princípios criado e imposto por um conjunto de instituições para regular as relações sociais: é o que os juristas chamam de direito objetivo

0
Dislike0
User badge image

Ana Carolina

 

Retirei do site: https://ffsfred.jusbrasil.com.br/artigos/256074990/diferencas-entre-limitacao-administrativa-e-ocupacao-temporaria

Ocupação temporária é a forma de intervenção pela qual o Poder Público usa transitoriamente imóveis privados, como meio de apoio à execução de obras e serviços públicos.

Hely Lopes conceitua: “ocupação temporária ou provisória é a utilidade transitória, remunerada ou gratuita, de bens particulares pelo Poder Público, para a execução de obras, serviços ou atividades públicas ou de interesse público”.

Características:

a) cuida-se de direito de caráter não real (igual à requisição e diferente da servidão, que é real);

b) incide apenas sobre a propriedade imóvel (o mesmo da servidão, mas diferente da requisição, pois esta incide sobre móveis, imóveis e serviços);

c) natureza transitória (igual a requisição; a servidão, o oposto, tem caráter de permanência);

d) a situação caracterizadora da ocupação é a necessidade de realização de obras e serviços comuns (a mesma situação da servidão, mas contrária à requisição, que exige perigo público iminente);

e) indenização variável de acordo com a modalidade de ocupação. Haverá indenização se for vinculada à desapropriação, caso não seja, como regra não haverá esse dever - a menos que haja prejuízo para o proprietário (a requisição e a servidão podem ser, ou não, indenizáveis; sendo assim, igualam-se, nesse aspecto, à ocupação temporária não vinculada à desapropriação, mas se diferenciam da primeira modalidade, com desapropriação, porque esta é sempre indenizável).

Exemplos: a utilização de escolas e outros estabelecimentos privados para a instalação de zonas eleitorais ou campanhas de vacinação.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Segundo Hely Lopes, “ocupação temporária ou provisória é a utilização transitória, remunerada ou gratuita, de bens particulares pelo Poder Público, para a execução de obras, serviços ou atividades públicas ou de interesse público.”

Além da Hipótese do art. 36, do Decreto-Lei 3365/41, há previsão de ocupação temporária no art. 14, Lei 3924/61 (pesquisa ou escavação em sítio arqueológico) e no art. 58, V, Lei 8666/93 (ocupação de bens/serviços da concessionária).

Exemplo: ocupação de um terreno privado vizinho a uma obra pública para guardar o maquinário da obra (art. 36, do Decreto-Lei 3365/41).

Exemplo: ocupação dos imóveis da concessionária em caso de rescisão do contrato administrativo a fim de garantir a continuidade do serviço público (art. 58, V, Lei 8666/93)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais