Buscar

Citologia

Diferencie os tipos de cartilagem hialina, elastica e fibrosa quanto:

a) composição

b) Aspecto histologico

c) propriedades

d) localização (citando sua função no local que é encontrado)

💡 1 Resposta

User badge image

Fernanda Moura

Tecido Cartilaginoso

É uma forma especializada do tecido conjuntivo, cuja principal função é promover sustentação e tem origem embrionária na mesmoderme.
Sendo avascularizado, recebe nutrição através de uma bainha de tecido conjuntivo denso, o pericôndrio, ou do liquido Sinovial, um ultrafiltrado do plasma que nutre apenas o tecido cartilaginoso fibroso e em certas situações a cartilagem hialina.
Os Condroblastos, células jovens do tecido que localizam-se na periferia, apresentam-se achatados, enquanto que os que tem localização mais central, são arredondados, ficam presos em lacunas são denominados condrócitos e são células adultas, podem conter até 8 células que são chamadas de grupos isógenos, pois foram formados a partir do mesmo condroblasto. Todos têm núcleo grande, nucléolo proeminente, citoplasma pouco corado, muitas mitocôndrias, RER e Complexo de Golgi bem desenvolvido.
Existem basicamente três tipos de cartilagens:
1- Hialina: A mais abundante de todas as cartilagens. Apresenta pericôndrio e grupos isogênicos. Pode ser observada nas fossas nasais, traqueia, brônquios, extremidade ventral das costelas, articulações, etc.
2- Elástica: O pericôndrio desta cartilagem apresenta crescimento aposicional. Encontradas nas tubas auditivas, epiglote, cartilagem cuneiformes da laringe, etc.
3- Fibrosa: Não possui pericôndrio e está sempre em contato com o tecido conjuntivo denso (tendão). Pode ser encontrada nos discos invertebrais, na sínfise púbica e nos tendões.
As cartilagens quando sofrem lesão normalmente não se desenvolvem bem e quando percebe-se a regeneração em pequenas lesões há a formação de cicatriz de tecido conjuntivo denso.
O crescimento da cartilagem pode ser intersticial, formadas a partir de divisão mitótica dos condrócitos presentes e só ocorre na infância, já o crescimento aposicional se dá a partir das células presentes no pericôndrio, são adicionados a cartilagem se diferenciam em condrócitos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais