Buscar

Por que os rios são vistos como elementos importantes nos estudos geomorfológicos e afins ao meio ambiente?

Geologia, Geomorfologia..  

💡 4 Respostas

User badge image

Santos Junior

Tratando de geomorfologia, algo me diz que é porque a água é um fator fundamental pra entender a formação dos relevos, seja no intemperismo ou na erosão. Os rios dissecam os relevos com mais rapidez que o intemperismo, seu tempo de ação é bem mais rápido se comparado aos outros fatores. 

3
Dislike0
User badge image

Matheus Soares

exatamente assim, o poder de modelar a paisagem, da escala temporal não ser elevada para que seja possivel observar modificações.
2
Dislike0
User badge image

Andrio. Andrio

Não sõ os rios, mas todo o sistema hidrógico determina e influencia na  compreenção e evolução do relevo e a paisagem a qual este pertence. A Quantidade de água no sistema de relevos influenciará no grau, na forma e magnitude e frequencia de dissecação do relevo. Deste modo,  colocando a água com um agente nos processos de intemperismo ( erosão, transporte e deposiçao)  estamos indiretamente analisando o clima local, desta forma, é possível inferir uma relação direta entre a paisagem e o clima. Esse preceito se enquadra no ramo da geomorfologia Climática, ou então o Estudo da morfoescultura do relevo, de acordo com a classificação taxonômica de análise do relevo Proposta pelo Professor Jurandyr Ross.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image