Buscar

Penhor, hipoteca e anticrese

O que é, exemplos, onde esta, quais os frutos e fundamento legal

💡 2 Respostas

User badge image

Luis Alberto de Paula

Boa tarde Ronier. Os três institutos tratam de direitos reais de garantia, no qual o devedor vincula seu patrmônio ao cumprimento de uma obrigação. De uma forma bem resumida, no penhor o bem dado em garantia é um bem móvel suscetível de alienação (ex.: entrega de jóias como garantia de pagamento de um empréstimo). Na hipoteca, normalmente o bem dado em garantia é um bem imóvel. Entretanto, o artigo 1.473, do CC/02 traz 10 itens que podem ser objeto de hipoteca (ex.: financiamentos habitacionais, nos quais o imóvel financiado fica hipotecado até o término do pagamento do financiamento como garantia do cumprimento da obrigação). Com relação à anticrese, a garantia decorre da entrega de um imóvel pelo devedor ao credor para que este receba os frutos e rendimentos decorrentes alcançados com o imóvel (ex.: o locador de um imóvel repassa a seu credor os valores mensais recebidos a título de aluguel do imóvel de sua propriedade).

Com relação às disposições legais, os intitutos estão dispostos no LIVRO III - Do Direito das Coisas dentro do Código Civil. O TÍTULO X do LIVRO III trata do Penhor, da Hipoteca e da Anticrese. Dentro deste TÍTULO existe uma divisão em 4 Capítulos. O CAPÍTULO I (Arts. 1.419 a 1.430, CC/02) traz as Disposições Gerais referente aos 3 institutos. O CAPÍTULO II (Arts. 1.431 a Arts. 1.472, CC/02) trata do Penhor. O CAPÍTULO III (Arts. 1.473 a 1.505, CC/02) trata da Hipoteca. Por fim, o CAPÍTULO IV (Arts. 1.506 a 1.510, CC/02) trata da Anticrese.




2
Dislike0
User badge image

Ronier marcondes

Muito obrigado Luis
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais