Buscar

como fazer um referencial teórico?

referncial teórico para um pre projeto. Educação fisica Inclusiva.

💡 5 Respostas

User badge image

Henrique Vilaça

REFERENCIAL TEÓRICO
O Referencial Teórico tem como objetivos desenvolver ideias com base em referências bibliográficas, visando oembasamento teórico do estudo e elucidar q
uais são os teóricos que já estudaram sobre o assunto e que lhe ajudarão asustentar, embasar o tema que será desenvolvido.
É necessário que seja feita o que chamamos de revisão da literatura, que éuma
consulta à bibliografia, e serve para: definir os conceitos e base teórica
; situar o pesquisador quanto a outros trabalhospublicados na área;
coletar dados
;
verificar os estágios em que estão os conhecimentos a respeito do tema investigado.
Exemplo de Referencial Teórico
O Interacionismo de Jean Piaget e Lev Vygotsky considera que o conhecimento não está nem no sujeito nem noobjeto, mas nas interações ocorridas entre os mesmos (SANTAROSA, 2006). A aprendizagem e o desenvolvimentoacontecem, então, na medida em que o sujeito age sobre o objeto e na medida em que possui estruturaspreviamente construídas ou em processo de construção. Nessa concepção, o professor oportuniza o acesso àsinformações para que o aluno se aproprie do conhecimento.Silva (2005) e Schlemmer (2005) ressaltam que aspectos comunicacionais estão envolvidos e devem ser considerados para o desenvolvimento pleno das práticas pedagógicas dando ênfase para o diálogo e a colaboraçãoque devem ser estabelecidos para tal. “A comunicação é conatural ao ser humano. Não há sociedade, não hácomunidade, sem comunicação entre os homens. Para agir em comum os seres humanos interagem. Desde que sepode identificar a existência de grupos humanos, na pré-história mais remota, existe comunicação social” (BRAGA,2001, p.14).A internet potencializa a interação na medida em que possibilita novos contatos e construções colaborativas. Osblogs são ferramentas totalmente adequadas a estas práticas podendo possibilitar a formação de comunidades deinteresses e as trocas culturais.
O ambiente virtual de aprendizagem deve favorecer a interatividade entendida como participaçãocolaborativa, bidirecionalidade e dialógica, e conexão de teias abertas como elos que traçam a trama dasrelações. O informata que programa esse ambiente conta, de inicio, com o fundamento digital, mas paragarantir hipertexto e interatividade terá que ser capaz de construir interfaces favoráveis à criação deconexões, interferências, agregações, multiplicidade, usabilidade e integração de varias linguagens (sons,textos, fotografia, vídeo). Terá que garantir a possibilidade de produção conjunta do professor e dos alunose aí a liberdade de trocas, associações e significações como autoria e coautoria. (SILVA apud SILVA,2005, p. 199).
Se usados com vistas à educação, os blogs podem promover a troca de idéias e o relacionamento entre os alunos.Sendo publicados, os trabalhos executados pelos alunos são valorizados e alcançam maior projeção. O recurso doscomentários traz um retorno instantâneo e motiva o trabalho do aluno. A possibilidade de incluir links torna o texto emum hipertexto, sendo mais dinâmico e interessante.
O hipertexto ou multimídia interativa adequa-se particularmente aos usos educativos. É bem conhecido opapel fundamental do envolvimento pessoal do aluno no processo de aprendizagem. Quanto maisativamente uma pessoa participar da aquisição de um conhecimento, mais ela irá integrar e reter aquiloque aprender. Ora, a multimídia interativa, graças à sua dimensão reticular ou não linear, favorece umaatitude exploratória, ou mesmo lúdica, face ao material a ser assimilado. É, portanto, um instrumento bemadaptado a uma pedagogia ativa. (LÉVY, 1993, p.40)
Esta atitude lúdica e exploratória, citada por Pierre Lévy, necessita de um espaço propício onde acontecer. Paratanto, os professores precisam oferecer interfaces e ferramentas adequadas e criar ocasião para que os alunospossam ser motivados a realmente fazer uso das multimídias interativas para que sejam alcançados os objetivospedagógicos.Santos
 citado por Silva (2005) declara que, para que a participação dos agentes seja ativa, é preciso que oAVA/ADA seja aberto à imersão, navegação, exploração e participação do usuário em sua construção, possibilitandocontribuições em seu design e na sua dinâmica curricular. Complementa dizendo que comunicar não é simplesmentetransmitir, mas disponibilizar múltiplas disposições à intervenção do interlocutor. A comunicação só se realizamediante sua participação.Este autor acredita que esteja esgotado o modelo comunicacional que separa emissor e receptor, considera que osmesmos devem ser tratados como coautores. Silva (2005) complementa com alguns atributos que devem estar presentes em sites educacionais tais como: Intertextualidade, conexões com outros sites ou documentos, hipertexto,Intratextualidade, conexões com o mesmo documento, Multivocalidade, variedade de pontos de vista,Navegabilidade, ambiente simples e descomplicado, Mixagem, integração de várias linguagens: sons, texto, imagensdinâmicas e estáticas, gráficos, mapas, Multimídia, integração de vários suportes midiáticos.
1
SOBRENOME DO AUTOR,
Título da Obra
, ano.
3
Dislike0
User badge image

Jardelson Silva

OBRIGADO, FOI MUITO IMPORTANTE!

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa questão devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre metodologia da pesquisa.


Referencial teórico são discussões já realizadas por outros autores acerca de um tema em específico, utilizamos o mesmo como embasamento para desenvolver nossa tese em um artigo, tese ou similar.


Para realizar um referencial teórico utiliza-se o sobrenome e o nome do autor da publicação para realizar o referencial teórico como citação em meio a ideia que o mesmo expõe em sua tese. Ex:

“De acordo com MORAES (2019) o índice de aprovação...” também podendo ser escrito com o nome entre parênteses, (MORAES, 2019).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais