Buscar

Qual a diferença entre culpa consciente e dolo eventual , e suas consequências ?

dolo e culpa

💡 2 Respostas

User badge image

Eulalia Lorrany

Culpa consciente é quando o agente prevê o resultado mas acredita fielmente que nada irá acontecer, já o Dolo Eventual, o agente prevê o resultado e se acontecer para ele será irrelevante.
2
Dislike0
User badge image

Pedro Rafael

Vamos lá, essa questão costuma gerar bastante discussão quando se discute o acidente de trânsito com resultado morte sob o estado de embriaguês.
Quando estudamos o conceito analítico de crime, aprendemos que o crime é composto por 3 elementos (teoria tripartida, mas existem outras), a saber: fato típico, antijurídico e culpável. O fato típico, por sua vez, é composto por a) conduta (ação ou omissão); b) resultado; c) relação de causalidade; d) tipicidade e e) elemento subjetivo (dolo ou culpa). Pronto, agora que já identificamos onde está o dolo e a culpa dentro da estrutura analítica, vamos ao conceito de dolo eventual. Nessa espécie de dolo o agente prevê o resultado e, mesmo não o querendo diretamente, assume o risco de produzí-lo. No dolo eventual falta ao agente a certeza ou a clareza quanto a um destes elementos: a intenção, a conduta e o resultado. Mas existe  uma demonstração inequívoca de que ele não está nem um pouco preocupado com os efeitos ou consequências da sua conduta,ele assume o risco de gerar o dano, de produzir o resultado delituoso, que ele não se importa com o que possa advir como consequência da conduta desempenhada.

Já o crime culposo, se verifica quando o agente, por meio de uma conduta voluntária, mas sem a devida atenção ou cuidado, gera como resultado o que a lei descreve como crime. a atitude do agente é dirigida a um fim lícito, no entanto, acaba obtendo uma consequência considerada ilícita. Na culpa consciente o agente prevê o resultado de sua conduta, mas espera, sinceramente, que este não ocorra.
Difere, portanto, do dolo eventual porque neste o agente prevê o resultado mas não se importa que ele venha a ocorrer. Na culpa consciente o agente, embora prevendo o resultado, não o aceita como possível. Ex. Um caçador, pretendendo abater um animal, percebe que um outra pessoa está próxima do animal, mas acredita que, se atirar, acerterá somente o animal, dada a sua condição de excelente atirador, e, ao final, acaba acertando causando lesões ou a morte da pessoa.
É isso, espero que tenha ficado compreensível.
E no caso de acidentes de carro que resultam em morte estando o condutor do veículo embriagado? É dolo eventual ou culpa consciente? O fato de beber e assumir o volate implica que o condutor está assumindo o risco de matar alguém??
Bons estudos!!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais