Buscar

O que é pricipio da vulnerabilidade?

💡 2 Respostas

User badge image

Fernanda Cunha

Trata-se de princípio norteador do direito do consumidor, previsto no artigo 4º , I , do CDC , que reconhece a existência de uma parte vulnerável nas relações abrangidas por este diploma legal

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

É um principio norteador do direito do consumidor, previsto no artigo 4º, em seu inciso I. 

Tal principio reconhece a existência de uma parte vulnerável nas relações consumeristas.

"Art. 4º. (...)

I - reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo;"

De acordo com os ensinamentos do Prof. Fernando Gajardoni, vulnerável é a parte mais fraca da relação, sendo que, reconhecidamente aqui, o consumidor é o vulnerável.

De acordo com a mais completa doutrina, há 6 tipos de vulnerabilidade:

  • Vulnerabilidade Técnica: A vulnerabilidade técnica decorre do fato de o consumidor não possuir conhecimentos específicos sobre os produtos e/ou serviços que está adquirindo, ficando sujeito aos imperativos do mercado, tendo como único aparato a confiança na boa-fé da outra parte.
  • Vulnerabilidade Jurídica: Esta espécie de vulnerabilidade manifesta-se na avaliação das dificuldades que o consumidor enfrenta na luta para a defesa de seus direitos, quer na esfera administrativa ou judicial.
  • Vulnerabilidade Política ou Legislativa: A vulnerabilidade política ou legislativa decorre da falta de organização do consumidor brasileiro. Inexistem associações ou órgãos capazes de influenciar decisivamente na contenção de mecanismos legais maléficos para as relações de consumo e que acabam gerando verdadeiros ‘monstrengos’ jurídicos. Ao contrário, as associações de fornecedores possuem força no cenário político nacional, possuindo, inclusive, um grande lobby junto ao Congresso Nacional.
  • Vulnerabilidade Psíquica ou Biológica: O consumidor é atingido por uma infinidade de estímulos que devido a sua própria constituição orgânica influenciam na tomada da decisão de comprar determinado produto.
  • Vulnerabilidade Econômica e Social: A vulnerabilidade econômica e social é resultado das disparidades de força entre os agentes econômicos e os consumidores.
  • Vulnerabilidade Ambiental: Esta espécie de vulnerabilidade é decorrência direta do consumo em massa da nossa sociedade. Como parte do meio ambiente o homem fica sujeito a uma gama de alterações havidas neste, ocasionado pelo uso irracional dos recursos naturais de nosso planeta.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais