Buscar

solubilidade alguém tem resumo?

💡 1 Resposta

User badge image

Passei Direto Verified user icon

Solubilidade é a capacidade que um determinado solvente apresenta de dissolver certa quantidade de soluto. Essa capacidade sempre está relacionada com dois fatores: quantidade de solvente e temperatura.

Quanto maior a quantidade de solvente, maior será a quantidade de soluto que poderá ser solubilizado. E a temperatura é o único fator capaz de modificar a solubilidade de um soluto em um determinado solvente sem que a quantidade deste seja alterada.

Se o soluto for um gás, sempre haverá uma maior quantidade dissolvida quando a temperatura do solvente for menor, ou seja, quanto mais frio, mais dissolvido será o gás. E se o soluto for um líquido ou um sólido, a mudança de temperatura poderá influenciar de diferentes formas a solubilidade. Dessa forma, há casos em que, quanto mais quente está solvente, mais soluto é dissolvido; e outros em que, quanto mais quente está o solvente, menos o soluto dissolve-se e vice-versa. Para isso temos que observar a curva de solubilidade do soluto que desejamos avaliar.

Podemos ainda avaliar a solubilidade em relação à polaridade do solvente e do soluto, onde “semelhante dissolve semelhante”, ou seja, um solvente polar dissolve um soluto polar. E um solvente apolar dissolve um soluto apolar. Explicando o fato de o óleo (apolar) não se dissolver em água (polar), mas ser solúvel em gasolina (apolar).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais