Buscar

Ao longo da História o Estado foi mudando ao longo dos tempos. Quais seriam essas mudanças?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A maioria das teorias políticas do estado pode ser classificada em duas categorias. As primeiras são conhecidas como teorias "liberais" ou "conservadoras", que tratam o capitalismo como um dado, e então se concentram na função dos estados na sociedade capitalista. Essas teorias tendem a ver o estado como uma entidade neutra separada da sociedade e da economia. As teorias marxistas e anarquistas, por outro lado, vêem a política como intimamente ligada às relações econômicas e enfatizam a relação entre poder econômico e poder político. 


Os anarquistas acreditam que o Estado é inerentemente um instrumento de dominação e repressão, não importa quem esteja no controle dele. Os anarquistas observam que o estado possui o monopólio do uso legal da violência. Ao contrário dos marxistas, os anarquistas acreditam que a tomada revolucionária do poder do Estado não deveria ser uma meta política. Eles acreditam, em vez disso, que o aparato estatal deveria ser completamente desmantelado, e um conjunto alternativo de relações sociais criadas, que não são baseadas no poder do estado.


Outro ponto da história em que o Estado mudou foi na época em que o estado passou a ter épocas pluralistas e deixou de lado algumas atitudes anarquistas. Os pluralistas vêem a sociedade como uma coleção de indivíduos e grupos que estão competindo pelo poder político. Eles então vêem o estado como um corpo neutro que simplesmente representa a vontade de qualquer grupo que domine o processo eleitoral. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais