Buscar

Gente, alguém sabe me informar os requisitos da prescrição tributária?

Requistos

💡 5 Respostas

User badge image

Caroline Parma

Para que ocorra a prescirção tributária é necessário que tenham decorridos 5 anos sem que o fisco tenha cobrado o crédito tributário devido judicialmente, por meio da ação de execução.

1
Dislike0
User badge image

Mari Farias

Acrescento que a prescrição tributária começa a contar o seu prazo, a partir da notificação fiscal ao contribuinte quando constituído definitivamente o crédito tributário. Ex.: IPVA, envio de notificação por carta com a descrição dos dados do bem, nome do contribuinte, valor a pagar, data de vencimento etc.. A emissão da notificação extraviada ou incorreta não é justificativa para recusar pagamento do imposto. O contribuinte deve sempre cumprir com sua obrigação acessória que é manter os dados atualizados junto ao órgão responsável. Além do mais, pode correr o risco de ter seu nome incluso em dívida ativa (tipo um serasa da fazenda pública), que ensejará a cobrança do crédito tributário por meio de execução fiscal.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

prescrição extingue o direito, pertencente ao credor, da ação de cobrança do crédito tributário, pelo decurso do prazo de 5 anos, contado da data da sua constituição definitiva (artigo 174 do CTN).

"Art. 174. A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva."

A prescrição é um instituto de extinção do crédito tributário, onde a inércia do Fisco durante um determinado lapso temporal implica a perda do direito de ajuizamento da ação de execução fiscal.

A contagem desse prazo prescricional se interrompe: pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução fiscal, pelo protesto judicial, por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor ou por qualquer ato inequívoco ainda que extrajudicial, que importe em reconhecimento do débito pelo devedor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais