Buscar

Qual a função do retículo sarcoplasmático e túbulo T?

histologia

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

O retículo sarcoplasmático, é o nome do reticulo endoplasmático das fibras musculares, possui uma estrutura tubular interna, onde é armazenado todo o cálcio para ser utilizado na contração muscular. Ele também é responsável por liberar esse Ca2+ através dos túbulos transversos ou simplesmente túbulos T.


Os túbulos T, são uma extensa rede de membranas sarcolêmicas, que se invaginam profundamente na fibra muscular, com o objetivo de fazer a fibra muscular ter contato com as cisternas terminais do retículo sarcoplasmático. Esses túbulos T contêm uma proteína sensível a voltagem chamada de receptor de diidropiridina. Por isso os túbulos T, são responsáveis pelo transporte da despolarização para o interior da fibra muscular.


Além de ter contato com o túbulos t, o reticulo sarcoplasmático possui um canal liberador de cálcio, chamado de receptor de rianodina, uma bomba de Ca²+ ATPase e uma proteína fixadora de cálcio chamada de calsequestrina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais