Buscar

Como da a dosagem da pena?

Com base no art. 68 do Código Penal, realize a aplicação da pena no seguinte caso concreto: O meliante Heitor Craúna, solteiro, nascido em setembro de 1980, realizou uma agressão contra uma mulher sabidamente grávida, provocando o aborto e a conseqüente morte do feto. Na situação, o agente atuou com o dolo de causar lesão na gestante vindo a agredir a vítima com um soco no rosto, em decorrência de que a vítima veio a abortar. Na verdade, sabendo da gravidez da mulher, era previsível ao agente que, agredindo-a naquele estado, ela poderia abortar, porém agindo com imprudência, veio a produzir o aborto. O agente praticou, portanto, o crime de lesão corporal dolosa agravada pelo resultado aborto culposo, nos termos do art. 129, § 2o, V, do Código Penal. Durante a instrução processual, concluiu-se que o agente realizou a agressão porque foi completamente tomado por violenta emoção, logo após ter sido injustamente provocado pela vítima com o apelido de “perna de arame”, apelido carinhoso dado por seu amigo de infância Deusinho. O crime em tela foi realizado em março de 2010, ao passo que, quase dois meses antes, o respectivo agente fora condenado irrecorrivelmente pela prática de participação em suicídio, crime descrito pelo art. 122 do Código Penal Brasileiro. Ressalte-se que o agente não tem ocupação nem realiza qualquer trabalho, apresentando péssimo relacionamento com seus pais e irmãos e demonstrando uma índole perversa e pouco dotada de sentimento humanitário. A vítima permaneceu por alguns dias sem poder trabalhar, em decorrência da lesão sofrida, razão pela qual não pode comprar medicação referente ao tratamento de doença crônica de um de seus filhos.

💡 1 Resposta

User badge image

Pietro Boscardin

O Código Penal, na sua parte especial, apenas estabelece a sanção em abstrato a ser aplicada em caso de cometimento do crime, impondo um limite mínimo e um limite máximo sancionatório.
Por exemplo, o crime de roubo simples (contido no artigo 157 do Código Penal) possui uma pena em abstrato de 04 a 10 anos de reclusão, sendo esse o limite do juiz.
Assim, o juiz, na dosimetria da pena, seguindo os parâmetros legais (posteriormente analisados), estabelecerá, dentro do limite determinado pela legislação (no caso do roubo, por exemplo, 04 a 10 anos), qual é a pena a ser aplicada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais