Buscar

ÁREA DE ATUAÇÃO

QUAIS SÃO TODAS AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA PROFISSÃO DO ARQUITETO E URBANISTA?

💡 2 Respostas

User badge image

Jaqueline Pinheiro

ARQUITETO

Aquele que idealiza, projeta ou dirige construções

O QUE É?

 

Arquitetos têm como função projetar e organizar espaços internos e externos, segundo critérios de estética, conforto e funcionalidade. Quem segue esta profissão tem como objetivo ocupar os espaços disponíveis, levando em conta a disposição dos objetos, a incidência de luz e a ventilação. Faz projetos e coordena a construção ou a reforma de casas e edifícios residenciais ou comerciais, trabalhando ao lado de engenheiros.

 

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?

 

Para exercer a função de arquiteto é fundamental ter sensibilidade, criatividade, intuição e interesse pelas artes. Estar atualizado e de olho nas tendências artísticas ajuda na coerência dos trabalhos. Também é necessária capacidade de observação e análise, habilidade numérica, gosto de trabalho em equipe, meticulosidade e exatidão.

Características desejáveis:

atenção a detalhes

capacidade de comunicação

capacidade de negociação

capacidade de ouvir sugestões e críticas

capacidade de planejamento

espírito inovador

facilidade para matemática

habilidade manual

habilidade para o desenho

perfeccionismo

raciocínio espacial desenvolvido

senso estético

senso prático

 

QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA?

 

Para exercer a profissão de arquiteto deve-se prestar vestibular para graduação em um curso regular de arquitetura e urbanismo, com duração de 5 anos. No Brasil, para exercer a profissão, uma vez que esta é uma profissão regulamentada, é preciso obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). Conhecimento de história da arte e uma cultura geral vasta são fundamentais para o sucesso do profissional. Atualmente, o conhecimento de recursos tecnológicos aliado ao conhecimento da arte é cada vez mais importante.

 

PRINCIPAIS ATIVIDADES

 

As atividades de arquitetos envolvem:

debater objetivos, exigências e orçamento do projeto com os interessados;

estudar a legislação referente ao uso do solo do local escolhido para a obra e acompanhar projetos de viabilidade técnica e econômica e de análise de impacto ambiental;

reunir-se com clientes, grupos ou associações de moradores para captar as necessidades de cada um;

visitar a área em que será feita a obra ou que vai receber tratamento paisagístico para examinar detalhes da construção ou da região, observando acidentes geográficos (barrancos e riachos), vegetação já existente, localização do terreno, presença de vento e níveis de insolação;

reunir-se com órgãos públicos envolvidos;

elaborar esboços e texto de apresentação da idéia para o cliente;

elaborar projetos com plantas detalhadas, inclusive dos sistemas de ventilação, refrigeração de ar ou aquecimento, elétrico e hidráulico;

especificar materiais a serem usados na obra;

dar assistência ao cliente na negociação com fornecedores de materiais e contratação de executores da obra;

visitar hortos e chácaras e fazer expedições para estudar espécies botânicas;

acompanhar obras;

gerenciar os vários projetos, tais como hidráulicos, elétricos, estruturais, ar-condicionado, telefonia, etc, para compatibilizá-los ao projeto arquitetônico. Desta forma, deve trabalhar em parceria com os engenheiros de cada área.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES

 

Arquitetura de Interiores - Organização de espaços internos de construções, definindo os detalhes, as cores, o acabamento dos ambientes e os materiais de revestimento e iluminação. Essas atividades podem ser desempenhadas também em diversos locais como teatros, lojas, navios e estúdios de cinema e de televisão.

Comunicação Visual - Elaboração da identidade visual de empresas, incluindo a criação de marcas, embalagens, vinhetas eletrônicas e capas de discos e livros. Graças aos recursos da computação gráfica, é uma área que está se desenvolvendo muito nos últimos anos.

Desenho Industrial - Criação de móveis, utensílios domésticos, luminárias e outros objetos para serem produzidos em escala industrial.

Conforto - É uma especialização da área de Arquitetura de Interiores na qual o arquiteto é responsável pelo planejamento das condições de acústica, temperatura, iluminação e ventilação de ambientes.

Edificações e Construções - Projeto, construção e acompanhamento de todo tipo de edifícios, casas e indústrias, incluindo o controle de materiais e custos.

Paisagismo e Ambiente - planejamento de espaços públicos, como parques e praças, ou em áreas particulares, como jardins residenciais. É uma profissão artística, mas fortemente apoiada em conhecimentos técnicos de desenho, botânica, agronomia e engenharia florestal.

Luminotécnica e Instalação Elétrica - Elaborar projetos para iluminação de grandes espaços como shoppings centers, empresas, fachadas ou espaços pequenos que necessitam de diferencial luminotécnico.

Pesquisa - Atividade desenvolvida principalmente nas universidades e leva ao surgimento de novas técnicas de edificação. A restauração de prédios de valor histórica é outra área importante do setor de pesquisa. Há também empresas especializadas em restauração e conservação, muito ligadas à órgão públicos, que além de pesquisa fazem também projetos.

Urbanismo - Planejamento de cidades, incluindo as ruas, parques e bairros, e organização do plano diretor que irá orientar o seu crescimento. O urbanista trabalha ao lado de geógrafos e engenheiros no planejamento físico regional que envolve vários centros urbanos. Os urbanistas trabalham geralmente em órgãos públicos, de planejamento das cidades.

 

MERCADO DE TRABALHO

 

O arquiteto e urbanista encontra uma grande variedade de setores nos quais pode atuar. Conforme a legislação que regula a profissão, este profissional pode, entre outras atividades: projetar, construir e reformar edificações dos mais variados portes; trabalhar nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano, preservação e restauro de patrimônio histórico; atuar em arquitetura de interiores, exercer tarefas de consultoria, assessoria e de gerenciamento de obras; pode realizar vistorias, laudos, avaliações e pareceres e ainda dedicar-se ao ensino e à pesquisa. O arquiteto e urbanista tanto pode exercer a sua profissão como autônomo ou pode atuar em empresas privadas, especialmente as de arquitetura e de engenharia; como também estar vinculado a prefeituras, órgãos públicos, organizações não governamentais (ONGS) e instituições de ensino e pesquisa. Podendo atuar também nas áreas de design, projeto de produto entre outras. Pelo conjunto de áreas de atuação apresentadas, e que não são todas as que a legislação discrimina, pode-se concluir que o arquiteto e urbanista tem oportunidades de trabalho em um riquíssimo leque de caminhos profissionais. Atualmente, a área de decoração oferece as grandes oportunidades, principalmente para profissionais autônomos. Além disso, algumas lojas desse ramo costumam contratar arquitetos para orientar os clientes na escolha do produto e na utilização dele.

 

CURIOSIDADES

 

Edificada sob o cenário desconcertante dos cerrados, a capital federal - Brasília - contrasta com a aridez característica do centro-oeste brasileiro. A beleza de sua arquitetura com linhas leves e arrojadas, projetada por nada menos que Oscar Niemeyer, somada ao fato de ser o centro administrativo do país, são os primeiros fatores que a tornam atraente. Entretanto, quem chega à cidade com o intuito de conhecê-la se surpreende ao descobrir que Brasília também dispõe de cenários naturais incríveis e que apesar de ser "o cérebro das mais altas decisões nacionais" possui um perfil místico marcado basicamente pelo magnetismo de sua posição geográfica que é vista como um portal de energias positivas e pela profecia do "padre-santo", São João Bosco, que em 30 de agosto de 1883 vislumbrou que no Brasil entre os paralelos 15º e 20º surgiria uma grande civilização "a Terra Prometida de onde emana o leite e o mel". Foi exatamente na região profetizada pelo padre que se deu a construção de Brasília. Construção esta que aconteceu em tempo recorde - três anos e dez meses. O planejamento de Brasília é considerado por muitos especialistas como sendo perfeito. A cidade foi traçada sob dois eixos - um monumental e um residencial - que lhe conferem o formato de um avião ou de borboleta, como preferia chamar o urbanista Lúcio Costa que juntamente com Oscar Niemeyer desenvolveram o Plano Piloto de Brasília. O eixo residencial é dividido em Asa Norte e Sul. Já o outro eixo - o monumental - como o próprio nome já diz, abriga no lado leste os prédios públicos e palácios do Governo Federal; no centro, a rodoviária e a torre de televisão; e no lado oeste os prédios do governo do Distrito Federal. O Palácio do Congresso proporciona uma imagem que merece ser retratada. Nele, as duas conchas uma côncava - a do Senado Federal - e outra convexa - a da Câmara dos Deputados - simbolizam o poder e a relação de contrapesos implícita no sistema bicameral. Os blocos no formato da letra "h" têm 28 andares. No interior do prédio do Congresso Nacional encontra-se um vasto acervo cultural e paisagístico. Quem o visita também não pode deixar de passar pelos museus e é claro pelos plenários e salões ocupados pelos legisladores da nação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais