Buscar

Constituição rígida

O que é uma Consitituição rígida?

💡 2 Respostas

User badge image

Luis Alberto de Paula

Boa tarde Mirelle. A Constituição classificada como rígida é aquela que exige um processo legislativo mais solene e complexo para sua alteração do que os processos exigidos para alteração das demais especies normativas. Majoritariamente, tem-se que a Constituição Federal de 1988 é considerada rígida. Entretanto, Alexandre de Moraes defende a tese de que a nossa Constituição é "super-rígida", haja vista que, além das complexidades existentes no processo de alteração, existem também as cláusulas pétreas, que, segundo o autor, tornam alguns pontos imutáveis.

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Constituição rígida é aquela que só pode ser modificada por um processo legislativo mais complexo (rígido) do que aquele necessário para a alteração da legislação ordinária de um país. A Constituição Federal brasileira de 1988 é um exemplo de constituição rígida. Isso porque, enquanto as leis ordinárias podem ser aprovadas por maioria simples, uma emenda constitucional depende do quórum de 3/5 dos votos, em dois turnos de votação em cada casa do Congresso, como dispõe o art. 60, §2º, CF.

Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

§ 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais