Buscar

como calcular transferencia de calor por conveccção com mudança de fase?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A convecção é a transferência de calor pelo movimento de massa de um fluido, como ar ou água, quando o fluido aquecido é levado a afastar-se da fonte de calor, transportando energia com ele. A convecção acima de uma superfície quente ocorre porque o ar quente se expande, se torna menos denso e sobe. A água quente é igualmente menos densa que a água fria e sobe, causando correntes de convecção que transportam energia.


A convecção também pode levar à circulação em um líquido, como no aquecimento de uma panela de água sobre uma chama. A água aquecida se expande e se torna mais flutuante. Água mais fria, mais densa perto da superfície desce e padrões de circulação podem ser formados, embora não sejam tão regulares.


Para realizarmos o calculo de transferência de calor por convecção, utilizamos a fórmula abaixo:

\(\mathop q\limits^. = h\left( {{T_0} - {T_ \propto }} \right)\)

Nessa fórmula temos o intervalo de tempera e o coeficiente de transferência, representado por h. Quando ocorre uma mudança de fase, geralmente consideramos para o h, o valor que ele possui durante a transição de fases ou o valor da fase inicial, visto que os cálculos não terão uma variação significativa com essa mudança de coeficiente. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais