Buscar

(iii) Estabeleça a relação entre taxa de juros e finanças públicas.

(iii) Estabeleça a relação entre taxa de juros e finanças públicas.

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Todos os outros fatores sendo iguais, as taxas de juros mais altas em um país aumentam o valor da moeda desse país em relação às nações que oferecem taxas de juros mais baixas. No entanto, esses cálculos simples e lineares raramente existem em moeda estrangeira . Embora as taxas de juros possam ser um fator importante que influencia o valor da moeda e as taxas de câmbio, a determinação final da taxa de câmbio da moeda com outras moedas é o resultado de vários elementos inter-relacionados que refletem a condição financeira geral de um país em relação a outras nações. Geralmente, taxas de juros mais altas aumentam o valor da moeda de um país.


Taxas de juros mais altas tendem a atrair investimentos estrangeiros , aumentando a demanda e o valor da moeda do país de origem. Por outro lado, as taxas de juros mais baixas tendem a ser pouco atraentes para o investimento estrangeiro e diminuem o valor relativo da moeda . Essa ocorrência simples é complicada por uma série de outros fatores que afetam o valor da moeda e as taxas de câmbio. Um dos principais fatores complicadores é a relação existente entre taxas de juros mais altas e inflação. Se um país pode alcançar um equilíbrio bem-sucedido de taxas de juros aumentadas sem um aumento na inflação, o valor da moeda e a taxa de câmbio tendem a subir.


As taxas de juros, por si só, não determinam o valor de uma moeda. Dois outros fatores - a estabilidade política e econômica e a demanda por bens e serviços de um país - são freqüentemente de maior importância. Fatores como a balança comercial de um país entre importações e exportações podem ser um fator crucial na determinação do valor da moeda. Isso porque a maior demanda pelos produtos de um país significa também maior demanda pela moeda do país. Números favoráveis, como o produto interno bruto (PIB) e a balança comercial, também são valores-chave que analistas e investidores consideram ao avaliar uma determinada moeda.


Outro fator importante é o nível de endividamento de um país. Altos níveis de dívida, embora administráveis ​​por períodos de tempo mais curtos, acabam levando a taxas de inflação mais altas e podem, em última análise, desencadear uma desvalorização oficial da moeda de um país.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais