Buscar

O que vem a ser aminoácido primeiro, segundo e terceiro limitante da proteína de um alimento?

💡 4 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Em uma proteína a aminoácido que está presente em menor quantidade do que a quantidade necessária para o organismo é chamado de “aminoácido limitante”. As proteínas de origem vegetal pertencem a esta categoria, pois apresentam deficiências em um ou mais dos aminoácidos essenciais. O aminoácido que se apresentar em menor quantidade é o primeiro limitante. Pode-se definir primeiro limitante, segundo limitante, terceiro limitante etc. O mais deficitário será o primeiro, o segundo será o mais deficitário depois do primeiro e assim sucessivamente.

7
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

Um aminoácido é uma molécula orgânica com um grupo amino e um grupo carboxilo; os mais frequentes e interessantes são aqueles que fazem parte das proteínas; eles desempenham um papel fundamental em quase todos os processos biológicos. A ligação covalente que une o terminal N com o terminal C de dois aminoácidos é denominada ligação peptídica.

Dois aminoácidos são combinados em uma reação de condensação entre o grupo amino de um e o carboxila do outro, liberando uma molécula de água e formando uma ligação amida que é chamada de ligação peptídica; estes dois aminoácidos formam um dipéptido, se um terceiro aminoácido estiver ligado, um tripéptido é formado e assim por diante, até se formar um polipéptido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais