Buscar

A inibição na cadeia respiratória pode ser reversível e irreversível. Explique as consequências desta diferença.

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

omo a energia não é liberada, a síntese do ATP também é interrompida. Os mais importantes inibidores conhecidos da ETC são Amytal, Rotenona, Antimicina A, CO, Azida Sódica e Cianetos. Amytal , um barbitúrico, e Rotenone , um produto vegetal usado como inseticida e pesticida, bloqueia o ETC entre NADH desidrogenase (Complexo I) e CoQ.


Consequentemente, eles impedem a utilização do NADH como substrato. Pelo contrário, o fluxo de elétrons resultante da oxidação do complexo II não é afetado, porque esses elétrons entram através do QH 2 , além do bloco. O efeito de Amytal foi observado in vitro, uma vez que a intoxicação com amital e outros barbitúricos in vivo afeta principalmente o SNC, agindo nos canais iônicos sensíveis ao GABA, um efeito não relacionado à ação da Amytal no Complexo I.


As intoxicações por rotenona são muito raras. De fato, algumas tribos humanas costumavam capturar peixes espalhando extratos de plantas contendo rotenona na água, e essa substância era facilmente absorvida pelos peixes através das brânquias. Estes peixes foram ingeridos mais tarde, sem efeitos colaterais notáveis ​​em humanos, já que a rotenona é muito absorvida pelo trato gastrointestinal. Normalmente, quando tomado de forma concentrada, a ação irritante nas mucosas causa vômitos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais