Buscar

Legítima defesa

Tendo havido uma discussão em um bar, verificou-se que Paulo Luís, desmotivadamente, deu um soco na face de João, com quem discutia. Esse, então, revidou a agressão que estava recebendo com um outro soco em Paulo, que caiu ao chão, desnorteado. João, passou a chutar Paulo violentamente, embora ele não estivesse mais agredindo-o. Paulo, ao recobrar-se, segundos depois da queda, conseguiu sacar o revólver que trazia consigo e desferiu, do chão, um único disparo em João, acertando-o no tórax. João, ferido e assustado, cessou os chutes, afastando-se rapidamente. A seguir, Paulo se levantou, com a arma em punho, e foi-se embora. Dois dias depois João morreu no hospital, em virtude dos ferimentos provocados pelo disparo que sofreu. Processado criminalmente por homicídio, Paulo alega ter agido em legítima defesa. Pergunta-se: Procede a alegação de legítima defesa? 

💡 2 Respostas

User badge image

César Augusto

Questão meio complicada. Perceba que os dois sujeitos excederam na legítima defesa. Um após revidar o soco continuou a chutar o elemento. Após isso esse elemento sacou uma arma e disparou enquando o sujeito apenas o chutava. A doutrina é muita clara quando diz que a legítima defesa se configura apenas quando usamos de força proporcional e apenas para afastar o perigo eminente. Outro detalhe é que paulo após atirar se levantou e foi embora, nesse ponto ele apenas afastou o perigo, está dentro da legítima defesa. Porém usou de força desproporcional. Este caso é interessante, pode se discutir muito a respeito, todavia ao meu ver, pelo uso desproporcional da arma de fogo, não se configura legítima defesa.

0
Dislike0
User badge image

Elisangela Figueira Gomes

No meu entendimento não é legítima defesa, pois uso da força é desproporcional e o art 25 cita isto
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais