Buscar

apol 2

Questão 1/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
A característica de tempestividade está associada a velocidade com que as informações contábeis capturam e disponibilizam as alterações de valor da entidade aos usuários. Nesse sentido, em relação a tempestividade podemos dizer que:
 

Nota: 20.0

A
Para que as informações informações sejam úteis, sua divulgação deve ser realizada em tempo hábil, de modo que o tomador de decisões possa extrair o máximo de utilidade da mesma e que esta seja capaz de influenciar a tomada de decisões.

Você acertou!

ALTERNATIVA CORRETA "E", conforme o material para impressão da aula 03, tema 04, página 14 que diz que "a tempestividade deve chegar para o usuário em tempo capaz de influenciar a tomada de decisão".
B
A tempestividade não tem relação com os investidores, uma vez que não influencia no retorno das ações.
C
A tempestividade está relacionada a velocidade com que as informações contábeis são disponibilizadas, o que significa que podemos fornecer somente um vez ao ano as informações aos investidores sobre o desempenho da empresa ao longo do período.
D
Uma informação para ser considerada tempestiva nunca terá seu atributo prolongado após o encerramento do período contábil.
E
Representa um elo de ligação entre os responsáveis pela tomada de decisão e a informação contábil, porque diz respeito a clareja e a objetividade com que a informação é publicada.

Questão 2/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade
A informação contábil tem como objetivo subsidiar os usuários com informações úteis para tomada de decisão.
Nesse sentido, a informação será de natureza qualitativa e quantitativa. Em relação aos aspectos quantitativos, ela deve permitir:
 

Nota: 20.0

A
Avaliação do comportamento organizacional, através da comparação dos resultados ao longo do tempo, dentro dos objetivos estabelecidos e dessa forma ajudando no planejamento das atividades da organização.

Você acertou!

ALTERNATIVA CORRETA "E", de acordo com o capítulo 01, página 22 da obra Fundamentos da Contabilidade que diz que as informações quantitativas devem permitir:
"- observar e avaliar o comportamento organizacional;
- comparar seus resultados com os de outros períodos e de outras empresas;
- avaliar seus resultados à luz dos objetivos estabelecidos;
- obter subsídios para o planejamento das operações da organização.
B
A avaliação do comportamento das contas de resultado com o foco exclusivo no planejamento tributário da empresa.
C
Avaliação do comportamento organizacional relacionado aos tipos de ativos e passivos que compõe o patrimônio da organização.
D
Dar nome aos elementos que compõe as demonstrações permitindo o conhecimento da natureza de cada uma deles.
E
A visualização qualitativa dos elementos que compõe as demonstrações contábeis.

Questão 3/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
A informação contábil-financeira, para ser útil, precisa conceber a fidedignidade com o fenômeno que se propõe. Nesse sentido, assinale a alternativa correta no que diz respeito aos aspectos de fidedignidade que a informação precisa respeitar:
 

Nota: 20.0

A
A representação da realidade econômica completa, apresentando informações de maneira completa, de forma neutra e livre de erro, o que significa que a informação não deve apresentar erros ou omissões no fenômeno retratado.

Você acertou!

ALTERNATIVA CORRETA "D", de acordo com o tema 02 do material para impressão da aula 03, página 08 que diz que a informação considerada fidedigna precisa ser completa, neutra e livre de erro, o que significa que um retrato da realidade econômica livre de erros não apresenta erros ou omissões sobre o fenômeno retratado.
B
A neutralidade da informação, o que significa que caso a organização tenha um interesse específico no fornecimento da informação, deve ponderar a forma adequada de se posicionar para que seu interesse não seja prejudicado.
C
O fornecimento da informação livre de erro, que significa exatidão em todos os sentidos, ou seja, de acordo com o CPC 00 R1.
D
A realidade econômica das organizações, incluindo, inclusive, aspectos que não interfiram na tomada de decisão das organizações.
E
Somente o registro exato, mesmo quando não se tem uma certeza, momento em que seria necessária uma estimativa, que contabilmente não é considerada como informação confiável.

Questão 4/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
A informação contábil para ser gerada e disponibilizada gera custos, assim como de sua análise. Nesse sentido, é correto afirmar que:
 

Nota: 20.0

A
A justificativa do custo para geração da informação deve ser avaliada a partir dos benefícios gerados pela elaboração e divulgação de informação.

Você acertou!

ALTERNATIVA CORRETA "B" de acordo com o material para impressão da aula 03, tema 05 página 18 que diz que "os custos devem ser justificados pelos benefícios gerados por meio de sua divulgação conforme aponta o CPC 00 R1.
B
Mesmo gerando custos para divulgação, a informação deverá ser irrestritamente apresentada, independente do nível de utilidade gerada aos usuários.
C
O investidores individuais e credores não são favorecidos ao se respeitar o custo x benefício da informação.
D
Os fornecedores a informação contábil-financeira comprometem grande parte de seus esforços na coleta e disseminação da informação, além de arcar por esses custos intrínsecos.
E
O órgão normatizador não pode interferir na decisão da disponibilização da informação contábil levando em consideração o critério de custo x benefício gerado.

Questão 5/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade

Uma informação contábil histórica é relevante, quando ajuda a compreender as transações passadas, fazendo com que o estudo de sua evolução no tempo, possa confirmar ou alterar as projeções de desempenho projetadas. Essa previsibilidade que a informação histórica nos permite fazer, é conhecida como:

 

Nota: 0.0

A
Análise Preditiva.

GABARITO: ALTERNATIVA  A    Material para impressão (PDF) da Rota (Aula 3) na página 5 e 6, nos diz que uma informação contábil histórica é relevante quando ajuda a compreender as transações passadas, fazendo com que o estudo de sua evolução no tempo, possa confirmar ou alterar as projeções de desempenho projetadas.
Esse é um processo avaliativo de tendências, que permite criar uma estimativa quanto à melhor alocação dos recursos disponíveis, otimizando o resultado desejado. Essa previsibilidade que a informação histórica nos permite fazer é conhecida como analise preditiva.

B

Análise Futurista.

C
Análise Alternativa
D
Análise Determinista
E
Análise Histórica.

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Obrigado

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais