Buscar

Preciso da resposta, porque estou em dúvida

O texto a seguir refere-se a uma fase da história da educação brasileira:

Até a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases - Lei 4.024/61, ministravam-se aulas de Ciências Naturais apenas nas duas últimas séries do antigo curso ginasial. Essa lei estendeu a obrigatoriedade do ensino da disciplina a todas as séries ginasiais. Apenas a partir de 1971, com a Lei 5.692, o estudo das Ciências Naturais passou a ter caráter obrigatório nas oito séries do primeiro grau.

Quando foi promulgada a Lei 4.024/61, o cenário escolar era dominado pelo ensino tradicional, ainda que esforços de renovação estivessem em processo. Aos professores cabia a transmissão de conhecimentos acumulados pela humanidade, por meio de aulas expositivas, e aos alunos, a absorção das informações.

O conhecimento científico era tomado como neutro e não se punha em questão a verdade científica. A qualidade do curso era definida pela quantidade de conteúdos trabalhados. O principal recurso de estudo e avaliação era o questionário, em que os alunos deveriam responder detendo-se nas idéias apresentadas em aula ou no livro-texto escolhido pelo professor.

Assinale a alternativa que melhor resume as ideias contidas no trecho lido:

 

 

Escolha uma:

a. A evolução do pensamento pedagógico, em diferentes momentos históricos, determina distintas abordagens de ensino e de aprendizagem, contextualizadas à sua época.

b. O ensino tradicional permaneceu como uma abordagem educacional consolidada, mesmo após a criação da Lei 4.024/61.

c. As Leis 5.692 e 4.024 são antagônicas entre si, uma vez que assinalavam, entre outras coisas, a continuidade do ensino tradicional e a obrigatoriedade do ensino de Ciências em todo o Ensino Fundamental.

d. Como em outros períodos históricos, as tendências educacionais do momento englobavam um conjunto de ideias e conceitos, nem sempre aceitos pelas fases posteriores.

 

💡 4 Respostas

User badge image

Beatriz Costa

Alternativa b. O ensino tradicional permaneceu como uma abordagem educacional consolidada, mesmo após a criação da Lei 4.024/61.

0
Dislike0
User badge image

sidy santos

todas estão corretas

0
Dislike0
User badge image

Maria Jamilly

 conhecimento sobre como a natureza se comporta e a vida se processa contribui para o aluno se posicionar com fundamentos acerca de questões bastante polêmicas e orientar suas ações de forma mais consciente

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais