Buscar

Qual é o tipo de ação no crime de estupro ? e se for no ambiente domestico e familiar ?

ação penal pública condicionada , ação penal pública incondicionada.

💡 1 Resposta

User badge image

Luis Alberto de Paula

Boa noite Luiz. Segundo disposto no caput, do artigo 225, do Código Penal, "Nos crimes definidos nos Capítulos I e II deste Título, procede-se mediante ação penal pública condicionada à representação". Vale destacar que o crime de estupro (art. 213) é o primeiro artigo do Capítulo I do Título mencionado no artigo citado (Título VI). Logo a ação penal é pública condicionada à representação do ofendido no crime de estupro. É interessante lembrar que, antes do advento da Lei 12.015/09, a ação penal nos crimes sexuais era de iniciativa privada. Entretanto, por se tratar de um dos crimes que mais ofendem a honra e a dignidade da vítima, este crime nunca foi processado mediante ação penal pública incondicionada na vigência do atual Código Penal.

Por fim, o fato de o crime ter sido praticado em ambiente familiar não possui o condão de alterar a natureza da ação penal nos crimes de estupro, a qual será sempre processada mediante representação da vítima. A nova Lei (12.015/09) substituiu a regra anterior que dispunha que a ação penal era pública incondicionada se o crime era cometido com abuso do poder familiar. No entanto, caso o crime em comento seja praticado em ambiente doméstico, poderá incidir os efeitos da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha), no que tange às suas medidas protetivas. Vale, por fim, destacar que, quando falamos em crimes sexuais ocorridos em âmbito doméstico, quase sempre estamos falando em vítimas menores de 18 anos. Nesse caso, a ação penal será sempre pública incondicionada, nos termos do parágrafo único, do artigo 225, do CP.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais