Buscar

Onde são encontradas as células de Merkel?

💡 6 Respostas

User badge image

Dayanna Milca

São células de origem controversa encontradas nas extremidades distais dos dedos, lábios, gengivas e bainha externa dos folículos pilosos.

3
Dislike0
User badge image

Higina Aliice

estão localizadas na camada mais profunda da epiderme,têm importante papel sensorial

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As células de Merkel, são mecanorreceptores de formato oval, essenciais para a sensação de toque leve e encontradas na pele dos vertebrados. São abundantes em pele altamente sensível como a dos dedos em humanos, e fazem contatos sinápticos com fibras nervosas aferentes somatossensoriais.


Apesar de incomuns, essas células podem se tornar malignas e formar um carcinoma de células de Merkel, agressivo e de difícil tratamento para o câncer de pele. As células de Merkel são encontradas na pele e em algumas partes da mucosa de todos os vertebrados. Na pele de mamíferos, são células claras encontradas no estrato basal da epiderme com aproximadamente 10 µm de diâmetro.


Eles também ocorrem em invaginações epidérmicas da superfície do pé plantar chamadas cristas de rete. Na maioria das vezes, eles estão associados a terminações nervosas sensoriais, quando são conhecidas como terminações nervosas de Merkel.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais