Buscar

Qual a diferença entre responsabilidade civil contratual e responsabilidade civil extracontratual?

responsabilidade civil

💡 3 Respostas

User badge image

erick sales vilela

A responsabilidade civil é uma obrigação secundária, ou seja, ela nasce quando da violação da lei ou de um contrato e a respectiva violação cause dano a outrem. A responsabilidade civil, em grosso modo, equivale a obrigação de reparar os danos advindos de uma conduta ilicita. A conduta ilícita se perfaz quando da prática de uma ação/omissão é violado o patrimônio de outrem (art. 186, CC).

Dessa forma, a responsabilidade civil contratual é aquela que advém da violação de uma regra contratual e que cause danos a outrem, seja material ou moral, surgindo a obrigação de indenizar (art. 927,CC). 

A responsabilidade extracontratual existe independente de vínculo contratual. Havendo a violação de uma regra jurídica  que implique na lesão de direitos patrimoniais ou imateriais de outrem, haverá o dever de indenizar (responsabilidade civil).

3
Dislike0
User badge image

Isadora Medeiros

Responsabilidade Civil Extracontratual é aquela que a Lei obriga independentemente de estar ou não no contrato existe essa responsabilidade já a responsabilidade civil contratual é aquela que decorre de um contrato firmado entre as partes, tendo seu alcance, vigência e efeitos dependendo do contrato e da vontade das partes.

1
Dislike1
User badge image

Luciano Meneguetti

Olá Carlos.

Creio que a grande diferença reside no fato da norma violada. Por outras palavras, a responsabilidade civil contratual é aquele que surge quando alguém, por meio de uma conduta (dolosa ou culposa), viola as normas estabelecidas em um contrato; por sua vez, a responsabilidade civil extracontratual, também chamada de responsabilidade aquiliana, decorre do fato de alguém, por meio de sua conduta (dolosa ou culposa), violar as normas presentes no ordenamento jurídico como um todo. Abs.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais