Buscar

Por que adiciona-se HCl/NH4OH para iniciar a precipitação de alguns cátions do grupo III?

Por que adiciona-se HCl/NH4OH para iniciar a precipitação de alguns cátions do grupo III? O que aconteceria se apenas hidróxido de amônio fosse adicionado a solução?

💡 5 Respostas

User badge image

Larissa Souza

Adiciona-se os dois para o meio ficar tamponado. Ou seja, uma solução capaz de evitar grandes variações do pH. Adicionando os dois, o pH fica em torno de 9,4, precipitando apenas alguns cátions em forma de hidróxido (Fe, Al e Cr por seus respectivos Ks) deixando outros solúveis para precipitar em forma de sulfeto. Não adiciona somente NH4OH pq senão todos são precipitados, não ajudando muito na separação. Da mesma forma se adicionasse somente HCl (todos os cátions ficariam solúvel, tb não ajudando na separação). Espero ter ajudado.
5
Dislike0
User badge image

Robinhu Moreira

.......................

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Visando responder a esse questionamento empregaremos nossos conhecimentos acerca da disciplina de Química Analítica I.A Química é uma ciência que estuda a matéria, seu comportamento com o ambiente. Nesse âmbito temos que o átomo se constitui como principal elemento da matéria, sendo composto de Prótons, Nêutrons e Elétrons. Juntos eles formam os elementos químicos, sendo classificados de acordo com as substâncias formadas: Simples e compostas, e quando misturadas podem ser homogêneas (não dá para identificar seus componentes) e heterogêneas (as misturas não se fundem e são visíveis em camadas). Sendo assim, somente será possível identificar os diferentes componentes de uma mistura, ser esta for heterogênea, e através das separações de misturas.Conforme análise, são empregados esses reagentes, tendo em vista a facilidade de manuseio e a transformação das moléculas. No mundo científico, um experimento somente é aceito quando passa por vários teste, sendo assim, é necessário o emprego de vário reagentes para a precipitação de um composto Químico.
0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais